Abrace o seu demônio e seja bem vindo a Penny Dreadful

1003223_2_0_prm-keyart1_1024x640

Penny Dreadful é uma série que foi lançada em Maio de 2014 no canal americano ‘Showtime‘. Sua primeira temporada teve oito episódios com uma média de 50 a 60 minutos por capítulo. Aqui no Brasil, a fantástica série criada por John Logan (Roteirista de ‘Gladiador’, ‘Sweeney Todd‘, ‘Skyfall‘ e ‘A invenção de Hugo Cabret‘) é exibida toda sexta-feira às 23 horas no canal HBO (com classificação etária de 16 anos).

Penny Dreadful

Com uma premissa simples, Penny Dreadful é uma série de terror com toques de drama, mistério e muita sensualidade, tendo como plano de fundo a época vitoriana na obscura e perigosa Londres. A história conta com personagens clássicos da literatura, como Doutor Frankenstein (e suas criaturas), Conde Drácula, Mina, Van Helsing e Dorian Gray. Seus contos de horror e origem se misturam à narrativa dos protagonistas criados especialmente para o universo da série.  A série é estrelada pelos atores Josh Hartnett (#EternoHeartbreaker),  Timothy Dalton (#EternoGaranhão) e Eva Green (#RainhaSuprema), e conta com Sam Mendes como produtor executivo da atração. A série não só foi aclamada pela crítica pelo seu enredo e ótimo elenco, como conquistou milhares de fãs por todo o mundo em pouquíssimo tempo.

Vanessa Ives Possuida

Vanessa Ives (interpretada pela espetacular e belíssima Eva Green) é uma mulher independente, inteligente com um poder ilimitado e incontrolável. Ela tem uma relação de amizade conturbada com Sir Malcom (Timothy Dalton) e com ele, tem uma missão particular: Encontrar Mina, filha de Malcom e melhor amiga de Vanessa. Nessa empreitada, a dupla acaba recebendo o auxílio do misterioso americano Ethan Chandler (Josh Hartnett), do Doutor Frankestein (Harry Treadway), do egiptólogo Ferdinand Lyle (Simon Beale) e o misterioso e fiel Sebene (Danny Sapani). O grupo usa os seus atípicos e particulares conhecimentos para resolverem o enigma para encontrar Mina, e assim ficar cara a cara com quem a raptou. Vampiros, possessões demoníacas, imortalidade e o livro da morte do antigo egípcio são apenas alguns do temas abordados dignamente pela série. Durante tal caminho, conheceremos um pouco da origem (heroica e amaldiçoada) de Vanessa, Victor Frankestein, Sir Malcom e um pouquinho da história do perturbador e enigmático Dorian Gray. Com um enredo impecável misturando bem histórias conhecidas pelo público com um universo novo e particular que é muito bem adaptado as histórias traçadas a anos atrás por autores brilhantes, o roteiro trás diálogos impactantes muito bem atuados pelo elenco completamente incorporados emseus papeis.

ATUALMENTE, a segunda temporada está no ar nos Estados Unidos e através da HBO Brasil – e a série também teve confirmação de ter sido renovada!

Elenco de Penny Dreadful

No momento estamos no episódio 2×08 (último episódio apresentado nos Estados Unidos foi no dia 21/06/2015) e a série continua a impressionar com a sua qualidade eximia em roteiro, produção e atuação. Nessa segunda temporada, o que pode ser adiantado é que temos uma mudança de universo. Antes buscávamos Mina e o que aconteceu com ela, agora buscamos entender o verdadeiro mundo da Senhorita Ives e seus companheiros. Junto a isso, temos como enredo principal algumas perguntas: Quem é Vanessa Ives, o que ela significa para o mundo, quais são os seus poderes e o que ela irá fazer agora que seu mundo parece prestes a se despedaçar? 

Falando nos bad guys, enquanto na primeira temporada, o grande vilão da série era invisível aos olhos do público, nessa temporada conhecemos muito bem o vilão que quer derrubar Ives, Sir Malcolm e quem ousar ficar em seu caminho, a fantástica necromante chamada Ms. Kali Poole (interpretada pela incrível Helen McCrory). Necromantes são muito conhecidos no universo do RPG e pelos amantes de Tolkien, pois um dos necromantes mais famosos do mundo (SAURON!) pertence a saga ‘O Senhor dos Aneis’ e ‘O Hobbit’. Para quem desconhece, necromancia é a suposta arte de adivinhação através de evocação de espíritos (e até mesmo através do controle de restos mortais. Ew!). É recorrente ter esse tipo de arte comparada a magia negra (da pesada!), e isso está sendo explorado nessa atual temporada. Eva Green como Vanessa Ives

Se você gosta de terror, mistério e suspense, sem medinho de dormir no escuro depois de assistir AQUELE episódio apavorante, Penny Dreadful é a sua série. Com um enredo exímio, um elenco perfeito (eu disse que a EVA GREEN está na série?) e uma produção impecável, a Showtime acertou em cheio em dar o sinal positivo para o desenvolvimento dessa série. Em algumas semanas a segunda temporada chegará ao fim nos Estados Unidos e na HBO Brasil, contudo para quem ficou com vontade de acompanhar a série, a Netflix (‘minha casa, sua casa, nossa casa’) disponibilizou recentemente a primeira temporada. O que acha de fazermos uma maratona? Não se esqueça da pipoca, e é claro, só por via das dúvidas, leve a água benta e o crucifixo. Ives recomendaria.

Quem escreve? Barbara Herdy

Escritora, blogueira, tradutora, moody, hobbit, caçadora de relíquias, 1840's Kid, gamer, hipster, Rainha perdida e Jane Austen me entenderia, mates.