A Volta dos Combo Rangers!

combo rangers capa

TÁ NA HORA DO COMBOOO!

Para mim, uma das coisas mais nostálgicas da internet do fim dos anos 90, época de internet discada do IG e bate-papo do Bol (eu quis dizer Bol mesmo), são os Combo Rangers. Nem lembro como eu os descobri, mas eu passava horas e horas lendo e relendo as historinhas para os meus irmãos (que na época ainda não sabiam ler direito). E eu nem via o tempo passar.

Esse era meu foco inicial para esse post. Eu pretendia relembrar de coisas nostálgicas da internet daquela época, como o Humortadela (que ressuscitou com mais putaria do que nunca), Zé Moleza e o chat da Turma da Mônica. Até que, procurando informações sobre os Combo Rangers, descobri algo sensacional: Fábio Yabu está prestes a voltar a escrever histórias dos nossos amados “power rangers” brasileiros. E cheguei a conclusão de que eles mereciam uma postagem só deles <3 Mas como eu sei que eles vão voltar?

combo rangers 1Eu sei porque achei o projeto do Fábio Yabu no Catarse. A meta era atingir R$40 mil para fazer uma grande história em 3 edições de aproximadamente 130 páginas, estilo graphic novel. E a melhor parte: ele não apenas foi “bem sucedido e financiado em 19/02/2013”, como superou a meta inicial, podendo expandir os planos.

Mas o que eu achei mais legal foi ver o vídeo do Fábio Yabu falando um pouco da história dos Combo Rangers. Eu, sinceramente, nunca tinha visto ele, a não ser em foto. E sempre tive um ressentimento, uma raivinha dele, por me sentir abandonada quando ele parou de escrever a 3a “temporada” no meio. Tanto que nem cheguei a ler os gibis que foram lançados alguns anos depois. Mas vi como foi besteira da minha parte, quando você vê ele falando, você percebe que a pessoa mais chateada em ter que parar a criação no meio foi ele.

Quando ele fala das duas vezes que ele teve que cancelar o projeto por falta de verba, dá até para ver lágrimas nos olhos dele. E como todo mundo precisa comer, ele não pôde dar continuidade aos Combo Rangers, para a tristeza geral.

Se ficou curioso, olha o vídeo aqui:

Lançamento

Segundo o projeto, ele pretende fazer o lançamento da nova história na Bienal do Livro 2013, no Rio de Janeiro, que será do dia 29 de agosto a 8 de setembro. Não sei se poderei ir pessoalmente, mas com certeza vou ser uma das primeiras a comprar!

Um pouco da história

combo rangers 2Se você é um jovem gafanhoto que ainda não tinha idade suficiente para ler histórias em quadrinhos em 1999, talvez você não conheça os Combo Rangers.

Inicialmente, a história era uma ‘abrasileiração’ dos Power Rangers, cheia de piadas e trocadilhos. Para vocês terem ideia, o vilão da primeira parte se chamava “Monte” e tinha cara de cocô (monte de cocô… anh, anh.. entendeu?) e seu braço direito era, claro, o Pum, um etezinho melequento com cara de pum (se é que isso existe). O Fábio Yabu tinha 17 anos quando começou a escrever a série, é claro que haveria um monte de gracinhas desse tipo.

Eu lembro que achava mágico na época os efeitos do Flash, de ver algumas pequenas animações no meio da história. À vezes eu e meus irmãos ficávamos voltando a página só para ver as animações de novo! Principalmente no primeiro episódio em que “a hora do combo” foi completamente animada. De novo: se você era um pequeno gafanhoto naquela época e já cresceu com a internet cheia de jogos, vídeos e eticetera, você não vai entender a magia de tudo isso.

Com o tempo, os personagens foram amadurecendo e as história passaram a ser um pouco mais complexas, cheias de sentimentos e questões morais. Não tem como eu falar mais do que isso, porque rola muita coisa durante todos os anos de publicação. Mas se você quiser saber mais, tenho uma solução bem simples:

Clicando aqui você será levado para o blog Soldado Rato, onde tem todas, TODAS, as historinhas dos Combo Rangers.

Não é maravilhoso? *_*

Quanto à 3a temporada inacabada…

combo rangers 3Fábio Yabu falou em comunidade do Orkut (sim, ele participava) que infelizmente não dará continuidade a ela por terem se passado muitos anos e muita coisa mudou de lá para cá. Mas ele chega a contar como seria o final nesse mesmo post. Para ver, é só clicar AQUI.

Mas, AAAAH, para com isso, vai, Yabu. Faz um pequeno agradinho aos fãs, pfvr *_*

Quem escreve? Marina Formaglio

Jornalista, aspirante a escritora e invocadora nas horas vagas. O apelido "Feiurosa" é uma homenagem à sua alma gêmea canina, uma vira-latinha chamada Feiura, que já partiu, mas continua em seu coração <3 Contato no Facebook ou Twitter.