Vimos durante anos rumores rolando por ai que a série Twin Peaks poderia voltar à TV. Até agora, porém, isso era tudo o que tínhamos em mãos: rumores. Até que, nesta semana, David Lynch e Mark Frost (criadores da série) anunciaram pelo Twitter a volta deste tão cultuado seriado.

David Lynch Tweet
Para quem não se lembra (ou não conhece mesmo), o seriado conta a história de um detetive do FBI, tentando resolver o caso de uma adolescente encontrada morta na pequena cidade de Twin Peaks. Resumindo assim parece que é uma série policial, mas o legal dela é o ar de mistério e bizarrice que o criador David Lynch sempre deixa em suas obras. Se você ficou curioso ou quiser assistir novamente, a série está disponível no Netflix.

Twin Peaks

Bom, voltando: o seriado – que acabou há quase 25 anos – voltará em 2016, com nove episódios novos dirigidos pelo David Lynch. Isso significa (e para quem não viu a série, aviso, aqui pode vir um spoiler) que a promessa que a Laura Palmer fez ao Agente Cooper poderá se concretizar.

Twin Peaks Laura Palmer Promessa
Apesar de, como fã, ficar mega feliz com o retorno, fico me questionando sobre essa coisa de nada nunca acabar. Em um artigo da Vice, o ator Dave Schilling falou exatamente sobre esse assunto. Ele comenta como a nossa geração parece estar acostumada a ter tudo o que quer nas mãos, onde as séries e personagens sempre revivem de alguma maneira mágica. Tudo para agradar a base de fãs.

ImAlive

Em partes, concordo com ele, e acho que tem ainda outro lado: o lucro. Séries de televisão estão gerando muito mais conteúdo original e lucro do que a maioria dos filmes de Hollywood. Até o Kevin Spacey (de House of Cards) já mandou Hollywood a merda e disse abertamente que dará prioridade a séries do que a filmes. Logo, a decisão de David Lynch e Mark Frost é nada mais do que óbvia. A base de fãs já está criada e existe um mercado consumidor imenso para isso. Então é só sucesso reviver séries, não?

Mas, mesmo feliz, preciso dizer: para mim, há um motivo muito importante para NÃO fazer isso. Que é o medo de estragar algo que está perfeito.

Twin-Peaks-01

Twin Peaks estreou em 1990. Na época, a TV era outra, o jeito de se contar histórias e a narrativa eram diferentes. E, se formos pensar bem, a série teve somente duas temporadas. Algo que parece surreal para nós agora, que estamos acostumados a 5, 6, 7 temporadas. Mexer em algo que foi tão bem construído há tanto tempo pode sim ser um erro e a série Joey está ai para provar isso.

Quando Friends acabou, tanto o canal quanto os criadores viram um buraco ali para preencher e tentaram encaixar um spin-off de um dos personagens da série. Algo que, inevitavelmente, foi um fracasso.
Twin-Peaks-02
Mesmo que essa nova temporada de Twin Peaks não seja exatamente considerada e nem chamada uma spin-off, ela pode acabar sendo. Pois, não sei se dá para manter a mesma história que já foi fechada há tanto tempo. Eles teriam que voltar com algum novo mistério ou algo do tipo. Também parece que não se mantém o mesmo elenco, logo, apesar de não ser chamada de spin-off, tem todas as características de uma.

Twin Peaks see me

Outro detalhe importante é que quem vai passar essa nova fase é o canal Showtime, enquanto em 1990 a série passava no ABC. Isso é relevante, pois canais têm premissas diferentes e eles tendem a deixar todos os programas com o “look” do canal. É por isso que quando a gente vê uma série da HBO logo reconhecemos que ela é de lá, pois o canal tem um peso muito forte na construção de uma série.

Ao mesmo tempo, a chance de isso dar certo faz com que os fãs tenham esperança de ver algo incrível. É por isso que eu, com certeza, verei esses nove episódios. E mais: provavelmente farei uma maratona com as duas primeiras temporadas semanas antes dos novos episódios estrearem.

Mas, sendo bem sincera e correndo o risco de me arrepender por falar isso, preferia que eles tivessem deixado Twin Peaks quieto, assim não correria esse risco de estragar algo tão marcante.

Twin-Peaks-Dreamy

Compartilhe: