Definitivamente mereceu o prêmio!

O curta criado pelo ex-jogador da NFL (Liga de Futebol Americano dos Estados Unidos) Matthew A. Cherry, Hair Love, é agora um vencedor da Academia. Lançada em dezembro do ano passado, a animação de seis minutos conta a história de um pai tentando aprender como arrumar o cabelo de sua filha pela primeira vez. Sua importante mensagem de representatividade, que busca “normalizar cabelos negros”, foi indicada e ganhou o Oscar de “Melhor Animação em Curta-metragem”.

Financiado através da plataforma Kickstarter, Cherry já havia afirmado em entrevista à NBC News que desejava que o público, especialmente as crianças e famílias negras, pudessem se ver representadas nos personagens:

A mídia é tão poderosa… Quando você cresce assistindo a séries de TV e filmes e não consegue se ver representado, mas vê todo outro tipo de cabelo representado, isso realmente pode afetar a sua autoconfiança.

Após a vitória do filme, muitas pessoas no Twitter expressaram a sua admiração pelo trabalho. A autora e cineasta Tiffany Jackson comentou em suas redes:

[Tradução: Meu tipo de cabelo… O tipo que as pessoas xingavam enquanto tentavam pentear e que faziam piada enquanto eu era criança… Venceu um Oscar. Desculpem enquanto vou ali chorar.]

“Representatividade importa”, muitos afirmaram. “Normalizar cabelos negros não deveria nem ser algo, mas é.”, respondeu outro usuário. “O curta é bonito, significativo e tão importante para tanta gente”.

A produtora Karen Rupert Toliver se uniu a Cherry no palco para receber a premiação, e durante o seu discurso de recebimento, Cherry incentivou o público a assinar uma petição apoiando o “Crown Act”, uma legislação originalmente aprovada na Califórnia. Essa lei tem como objetivo “criar um mundo aberto e respeitoso em relação ao cabelo natural”, protegendo empregados e estudantes de tratamento discriminatório relativo ao seu cabelo.

A vitória fez com que Toliver se tornasse a primeira mulher negra a vencer um Oscar na categoria de animação, e Cherry o segundo homem negro. Kobe Bryant – homenageado pelos vencedores no palco – foi o primeiro, por seu curta de 2018, “Dear Basketball”.

O discurso completo, em inglês, vocês podem assistir logo abaixo.


Fonte: Nylon.com

Compartilhe: