Conheça também Caroline Miousse, cujo trabalho fantástico é agora material para reconstrução do prédio histórico.

Graças ao trabalho da designer Caroline Miousse para o Assassin’s Creed Unity – analisando fotos, plantas e texturas – existe no jogo uma versão virtual bastante fiel da Catedral de Notre Dame. E esse trabalho dela hoje permite que os arquitetos de reconstrução da igreja tenham ainda mais material para deixá-la da exata forma como estava antes do incêndio, ocorrido no último dia 15.

Catedral de Notre Dame, modelada no jogo Assassin’s Creed Unity
Notre Dame modelada para o Unity. Créditos de imagem: Ubisoft

Também graças a isso, a Ubisoft resolveu oferecer cópias do jogo – que destaca proeminentemente a Notre Dame de Paris entre seus muitos pontos de referência dentro do mapa do jogo – com o objetivo de dar visibilidade à reconstrução do prédio e a ações que podem auxiliar esse projeto. A Ubisoft anunciou inclusive uma doação de €500.000 para ajudar na restauração e reconstrução da Catedral.  Com o anúncio das cópias, a empresa afirmou:

“[…] Queremos dar a todos a oportunidade de experimentar a majestade e beleza da Notre Dame da melhor maneira que conhecemos. Os videogames podem nos permitir explorar locais de maneiras que nunca poderíamos imaginar de outra forma. Esperamos que, com este pequeno gesto, possamos proporcionar a todos uma oportunidade de apreciar nossa homenagem virtual a esta peça monumental de arquitetura.”

Unity está gratuito para PC na Ubisoft Store durante esta semana. Até o dia 26/04, exatamente.

Crédito de imagem: Ubisoft
Créditos de imagem: Ubisoft

Sobre o trabalho da designer

Levou 182 anos para construir a Catedral de Notre Dame em Paris, começando com os primeiros tijolos em 1163. Para Caroline Miousse, construir um prédio virtual assim levou consideravelmente menos tempo que o levado na construção real: ela passou cerca de dois anos modelando a arquitetura do prédio do lado de dentro e de fora – o que ainda é um tempo considerável, especialmente quando se pensa que é o design de um jogo e mais ainda quando é da saga Assassin’s Creed, reconhecidos exatamente pelo design dos ambientes onde se passam os jogos. “Eu fiz algumas outras coisas no jogo”, diz ela, “mas 80% do meu tempo foi gasto na Notre Dame”.

notre dame 3
Créditos de imagem: Ubisoft

Unity na verdade traz a cidade mais detalhada que a equipe da Ubisoft Montreal construiu até hoje. A Paris de Unity é enorme e densa, com abundância de locais interiores e túneis subterrâneos para explorar. As ruas estão repletas de pessoas – mais de 10 mil parisienses podem aparecer na tela de cada vez. A equipe trabalhou duro para garantir que a cidade no jogo fosse fiel à versão que existia em 1789, mesmo tendo só referências mais atuais da cidade.

No caso da Notre Dame, facilmente a maior estrutura do jogo, isso significava recriar uma versão da Catedral que na verdade não existia na época. Ela passou aqueles dois anos “exagerando” nos detalhes do edifício e se debruçou sobre fotos para acertar na arquitetura, trabalhou com artistas de textura para se certificar de que cada tijolo fosse como deveria ser. Ela tinha até o auxílio de historiadores para ajudá-la a descobrir as pinturas exatas que estavam penduradas nas paredes. Mas quando os beta-testers começaram a correr em volta do jogo, sentiram que algo estava faltando. Durante o período em que Unity estava já terminada, a Notre Dame ainda não tinha suas torres icônicas, mas a maioria das pessoas olha pra elas quando pensam no ponto de referência. Assim, Miousse as adicionou à criação, mesmo que tecnicamente não devessem estar lá.

O espiral é uma das grandes mudanças imediatamente visíveis. Não temos muitas informações sobre o espiral original porque ele veio do século XVIII e depois foi reconstruído no que conhecemos hoje. Foi feito com madeira e, honestamente, não era muito atraente. Eu não acho que os fãs teriam se divertido tanto com isso. Notre Dame é uma espécie de ponto-chave do horizonte de Paris. Você vê e pode reconhecê-la imediatamente, e parte disso é devido à enorme torre. As duas torres também são reconhecíveis, mas o espiral é o ponto mais alto de Notre Dame, e nós não queríamos que os jogadores perdessem a oportunidade de escalar e ver Paris do topo.

De uma perspectiva de jogo, tivemos que mudar o interior um pouco para adicionar várias camadas de navegação. Não é suficiente simplesmente recriar o monumento. As pessoas precisam se divertir quando brincam neles. Estamos fazendo um jogo. Tem que ser divertido. Foi muito importante para nós adaptar um monumento como a Notre Dame a uma experiência de jogo positiva para que os jogadores pudessem ter momentos verdadeiramente incríveis.

Crédito de imagem: Ubisoft
Créditos de imagem: Ubisoft

Miousse sabia que todo o seu trabalho na Notre Dame valia a pena quando ela finalmente visitou Paris e conseguiu ver o prédio pessoalmente pela primeira vez. Depois de passar incontáveis horas processando a versão virtual, ver o prédio real criou uma sensação de déjà vu – tudo, desde a estrutura básica até os mínimos detalhes internos, parecia o mesmo. Quando ela entrou, ela esperou até que um dos guardas não estivesse olhando, e ela deu um beijo na parede. Disse:

Para mim, foi muito como visitar minha casa.

Que fofa <3

Trabalhe como uma garota 💪


Fontes: Polygon | TheVerge | Ubiblog

Compartilhe: