A triste beleza da HQ “O Bestiário Particular de Parzifal”

O bestiario particular de parzifal destaque

Uma HQ sobre amadurecimento, destino, solidão e redenção.

Quem disse que todas as histórias precisam ter um final feliz? E que as histórias tristes não podem ser lindas? Quer um exemplo? A graphic novel O Bestiário Particular de Parzifal. A história é realmente bem triste. Aborda temas como maternidade, ingenuidade e destino e torna-se uma busca pela cura e salvação.

Parzifal - capa - foto Luciana d'Anunciação

O Bestiário Particular de Parzifal é uma história delicada e melancólica, sem vilões, grandes ações ou atos grandiosos. A protagonista é uma pessoa criativa, mas que tem dificuldades em se tornar adulta, porque cresceu sem referências ou responsabilidades.
parzifal-600x917 - divulgaçãoCom mais de 40 anos e sem saber lidar com o mundo real, Parzifal precisa criar suas filhas dentro da melhor forma possível. Mas ela sempre tomou as decisões erradas. E com isso, prejudicou sua própria vida e a da sua família.

Parzifal 5 - Foto Luciana d'Anunciação

A Lenda de Percival

Parzifal é uma adaptação do nome e da lenda de Percival (Perceval, Parsifal ou ainda Peredur na literatura galesa). Nas lendas do Ciclo Arturiano, Percival é um dos cavaleiros da Távola Redonda. É conhecido, principalmente, pela sua participação na busca pelo Santo Graal.

A lenda de Percival trata do ‘chamado da alma’, que não pode ser evitado e que nos define como indivíduos. Para compreender o seu destino, é preciso estar despido da arrogância do ego. Por isso, somente uma pessoa ingênua e de coração puro consegue alcançar tal objetivo. A lenda também retrata a fala da solidão de quem escolhe fugir, em vez de aceitar ou confrontar o seu destino.

Parzifal 1 - divulgação

A arte

A arte do Hiro Kawahara é belíssima! O  traço é delicado e os desenhos, sem contornos, deixam fluído e natural com o cenário. Hiro explora novas formas de linguagens gráficas e o resultado é um deleite para os olhos! Por isso, apesar de triste, a história é cheia de luz, literal e metaforicamente.

Parzifal 2 - foto Luciana d'AnunciaçãoParzifal 1 - divulgação

A HQ O Bestiário Particular de Parzifal proporciona uma viagem impressionante por um mundo muito bonito, com cenários lindíssimos e personagens bastante complexas. Mas eu gostaria de visto mais. Gostaria que a narrativa não fosse tão corrida, para que todas as personagens tivessem mais espaço para contar suas histórias, suas emoções, seus objetivos.

Parzifal 3 - Foto Luciana d'Anunciação

Gostaria que a jornada de Zizi tivesse ido mais longe, para que pudéssemos conhecer melhor esses incríveis amigos imaginários. Eu queria saber mais desse deslumbrante O Bestiário Particular de Parzifal.

Quem escreve? Luciana

Jornalista, Relações Públicas, Especialista em Gestão da Comunicação e Mestra em Análise do Discurso. Rpgista de longa data, trekker (Vida longa e próspera!) e whovian (Allons-y!)... Gosto da natureza, de literatura, HQs, cinema, séries de TV, rpg, board games, de música boa (rock and roll) e de nerdices em geral! Adoro preparar quitutes e receber os amigos. Insisto em ser feliz e sou altamente convivível! E amo o Leo - o maridão e personal-particular-chef!!!