Uma perda tão grande e tão triste…

Chadwick Boseman, mais conhecido pelo público como T’Challa em Pantera Negra e no MCU, faleceu na última sexta-feira, com 43 anos de idade, após uma batalha de quatro anos contra o câncer de cólon, com sua esposa e o resto de sua família ao seu lado.

É uma perda incomensuravelmente triste de um talento incrível e um golpe massivo para a comunidade negra que já perdeu muito e sofreu muitos traumas este ano.

Boseman não era apenas T’Challa. Ele interpretou uma série de figuras negras icônicas: Thurgood Marshall, James Brown e Jackie Robinson.

Sua morte foi particularmente dolorosa, visto que ocorreu no Dia de Jackie Robinson, quando a Major League Baseball marcou a integração histórica de Robinson no esporte e iniciou o debate sobre justiça racial nos esportes. O dia 28 de agosto também foi o 57º aniversário da marcha de Luther King em Washington e o 65º aniversário do assassinato de Emmet Till.

A morte de Boseman não foi apenas chocante porque ele era um ícone e um verdadeiro herói para muitos, mas porque nenhum de nós sabia que ele estava doente, e simplesmente não esperamos que alguém seja levado por uma doença sem nenhum aviso. Mas é um lembrete doloroso de que doenças e condições debilitantes são frequentemente invisíveis e que nunca podemos saber o que outra pessoa está passando.

Conforme explicado por sua família, Boseman fez seus últimos filmes enquanto lutava contra o câncer; 9 filmes inteiros durante sessões de quimioterapia e várias cirurgias… O tratamento do câncer é debilitante e exaustivo, mas Boseman continuou trabalhando, compartilhando seus dons e paixão com o mundo e sem pedir simpatia.

Essa determinação, essa força de vontade… é incrível. Mas também é outro lembrete doloroso de tantas doenças e lutas que não aparecem nas fotos do tapete vermelho e não são visíveis em uma performance.

Serve também como um lembrete importantíssimo do quanto devemos tomar cuidado com julgamentos e “piadinhas” sobre a aparência das pessoas.

Trad.: [Lembrete para mim e para todos: batalhas silenciosas estão sendo travadas, seja gentil.]

O câncer é um monstro. A depressão também. Assim como muitas doenças e enfermidades mentais. As pessoas que encontramos todos os dias, tanto na vida diária quanto na mídia, estão sofrendo e travando batalhas que nem imaginamos. É por isso que é tão importante ter compaixão e compreensão por todos eles.

Não é apenas importante ser gentil porque alguém pode estar doente, mas devemos respeito e compaixão a todos, não apenas às pessoas que estão doentes. O que essa perda terrível nos lembra é que as pessoas nunca estão aqui por tanto tempo quanto queremos e que precisamos valorizá-las, e que é muito importante compartilhar nosso amor e respeito com elas enquanto podemos.

Chadwick Boseman faleceu de câncer de cólon, uma doença que associamos a pessoas mais velhas, mas cuja ocorrência tem aumentado entre os mais jovens nos últimos anos. As taxas de mortalidade para pacientes com câncer colorretal também são o dobro da média entre os negros, outro fator de racismo sistêmico.

O teste proativo é extremamente importante na luta contra essa doença, então, se essa perda te assusta, agende sua colonoscopia!

Mas também é importante notar que devemos mudar os sistemas que tornam esta doença muito mais mortal entre os negros. E isso levará tempo. Isso exigirá comprometimento, consideração e respeito, que Chadwick Boseman incorporou em vida.

Trad.: [Mesmo enquanto ele estava lutando contra seu próprio câncer e fazendo filmes que inspiraram milhões de pessoas ao redor do mundo, Chadwick Boseman também estava usando seu tempo para visitar pacientes de câncer no Hospital St. Jude.]

Chadwick Boseman deixou o mundo um lugar melhor do que o encontrou. Ele deu a toda uma cultura um herói icônico para admirar, e fez isso enquanto lutava contra uma doença terrível. Ele agiu com graça e força de todas as maneiras, e devemos à sua memória nos esforçarmos todos os dias para fazer o mesmo.

E não se esqueçam:

Que Chadwick descanse em paz e em poder. Desejamos forças para sua família e amigos.


Texto traduzido e adaptado do TheMarySue.

Leia mais sobre Pantera Negra aqui no site.

Compartilhe: