Essa semana, dia 16 de julho, perdemos uma figura substancial para o mundo do terror e para a cultura pop: George A. Romero, grande criador do que conhecemos hoje como zumbis, veio a falecer.

Nascido em 4 de fevereiro de 1940, Romero faleceu aos 77 anos, e a internet inteira se comoveu, como pode ser visto a partir de alguns tweets de alguns dos mestres do terror:

O que alguns podem estar se perguntando, talvez, é de qual a importância de Romero para o cinema e para a cultura pop no geral.

Pois bem. O terror, de alguma forma, ao longo dos anos, teve um caráter político através das escolhas de seus escritores/diretores. Seja como um gênero repressivo do comportamento humano ou aquele que vem subverter uma ordem estabelecida socialmente, o terror possui uma importância histórica considerável tanto no século XIX como no século XX.

George-Romero-2

George Romero se encaixa na categoria de terror que subverte, sendo considerado um dos diretores que mais assumiu riscos ao escolher um protagonista negro, em 1968, para estar em seu filme Night of the Living Dead. A noite dos mortos vivos, como foi lançado no Brasil, conta a história de Ben, interpretado por Duane Jones, que integra um grupo de sobreviventes que montam uma barreira em uma fazenda contra os mortos que se levantam de seus túmulos. Parece algo bem comum em pleno 2017, né? Em 1968 não era. Os zumbis, inclusive, não tinham lá muita importância no cinema do terror, que até então era infestado pelos monstros da Hammer e da Universal (Drácula, Frankenstein, Lobisomem) e as diversas adaptações cinematográficas de Edgar Allan Poe. Romero, então, utilizou essas criaturas que voltam à vida, e adicionou uma grande dose de crítica social – Estados Unidos estava em guerra no Vietnã, um protagonista negro com voz ativa e diversas disputas por direitos civis.

O gênero do horror não é tão estudado academicamente como deveria, mas pode-se encontrar facilmente artigos escritos sobre a importância de George A. Romero para o cinema como um todo, desde sua produção que não foi lá uma super produção de milhões de dólares mas que se tornou um clássico devido sua importância histórica e popular, até todas as nuances que seu trabalho aborda. Se hoje é possível encontrar tantos filmes diferentes sobre zumbis, e eles se tornaram uma criatura tão popular, Romero tem um grau de importância absoluto e um grande dedinho nisso tudo.

É uma grande perda para o mundo. Que descanse em paz, e que sempre seja lembrado como o grande diretor que ele foi.

George-Romero-3

Compartilhe: