Aquelas histórias tristes que você gostaria que nunca tivessem acontecido.

Charlize Theron e Seth Rogen fizeram uma participação no programa “Watch What Happens Live”, do diretor Andy Cohen, para promover seu novo filme, Casal Improvável. E durante a entrevista, a atriz foi questionada pelo fato de quase ter participado do filme Mulher Maravilha. Tendo em vista que ela já havia trabalhado com Patty Jenkins, ganhando um Oscar por sua participação em Monster: Desejo Assassino, ela era considerada uma aposta certa no blockbuster de 2017.

E motivos para isso não faltavam: Charlize Theron é uma atriz com carreira consolidada, inclusive com aparência física que lembra a de uma amazona do mundo real. Não seria difícil imaginar a sua escalação, mas a atriz revelou que jamais chegou a ser cogitada para o papel principal. Ela afirmou o seguinte:

Eu não rejeitei o papel de Mulher Maravilha. Esse é um grande exemplo sobre como Hollywood pode te dar um tapa na cara quando você começa a envelhecer. Então, alguém chegou para mim e disse ‘tem ação em Mulher Maravilha, e queremos que você saiba disso’, e eu fiquei tipo ‘Eu não sabia, o que a Mulher Maravilha faz?’. E a pessoa disse ‘não, é para a mãe da Mulher Maravilha’. Tudo bem. Aquele era o momento definitivo em que eu havia cruzado a fronteira. E eu não fazia a menor ideia isso.

Theron não parecia se incomodar com a história, e Rogen começou a brincar dizendo que “eles só me queriam se eu fosse o rabino do Batman em um filme”. O que não torna menos ridículo imaginar um mundo em que Theron interpretaria a mãe de Gal Gadot. A protagonista de Mulher Maravilha, que tem 34 anos, é apenas nove anos mais nova que Charlize Theron. Connie Nielsen, que foi escalada como Hipólita, tem 53 anos, sendo 20 anos mais velha que Gadot.

Imagem: Warner Bros. Pictures

E essa não é nem de longe a primeira vez que um absurdo em questão de idades é cogitado em Hollywood. Em Alexandre (2004), Angelina Jolie interpreta a mãe de Colin Farrell. E eles têm apenas 11 meses de diferença na idade. Quando Winona Ryder interpretou a mãe de Zachary Quinto em Star Trek, ela era apenas seis anos mais velha que ele. Em um caso ainda mais absurdo, Bea Arthur, em Supergatas (1985/1992), era um ano mais velha que a atriz que interpretava sua mãe, Estelle Getty.

Os padrões de idade são ridículos, e aplicados de maneira esmagadoramente majoritária para mulheres (que surpresa).

Em Palco de Ilusões (1988), por exemplo, Sally Field e Tom Hanks interpretam um casal. Seis anos depois, em Forrest Gump, ela interpreta a mãe de Tom Hanks. A atriz é apenas nove anos mais velha que ele.

Imagem: Paramount Pictures

O tratamento discriminatório com relação a idade é apenas parte do que as mulheres tem de enfrentar em Hollywood. Enquanto os homens podem envelhecer no ritmo que decidirem em seus papéis, mesmo as mais brilhantes mulheres na indústria têm de lidar com suas “datas de validade”.

No mesmo ano em que Mulher Maravilha foi lançado, Theron estrelou seu próprio longa de ação, Atômica, filme em que a própria atriz interpretou a maior parte de suas cenas de ação sem dublê. Ela também estrelou Mad Max: Estrada da Fúria em 2015, outro filme que exigiu um enorme desempenho físico, que ela demonstrou magistralmente.

Theron lidou muito bem com a insultante proposta, e felizmente o que não faltam pra ela são propostas de trabalho. Apesar disso, não deixa de ser frustrante imaginar que alguém que esteja neste nível em sua carreira ainda seja submetida a esse tipo de tratamento em Hollywood.


Texto traduzido do TheMarySue.

Compartilhe: