Vish…

Transformar uma guerra contra o fascismo viva na memória de muitos que sobreviveram e que causou a morte de mais de 70 milhões de pessoas em um produto para o entretenimento é um risco muito grande. E isso é mais fácil em jogos single-player – os nazistas são ruins e você pode fazer coisas interessantes contra eles – mas quando se trata de uma experiência multijogador em que um dos lados terá de interpretar os nazistas? Essa é uma situação que pode repercutir das piores maneiras possíveis.

E isso foi exatamente o que aconteceu com a revelação do personagem “Elite” de Battlefield V, Wilhelm Franke. Em seu trailer promocional, ele é absolutamente nazista, em uma espécie de combinação de Hans Landa com o Caveira Vermelha, ainda que não carregue uma suástica em seu uniforme, porque isso sim seria um grande problema. O verdadeiro problema para a EA foi o fato de que Wilhelm Franke é o nome de um verdadeiro membro da resistência antifascista da Alemanha, antes e durante a Segunda Guerra. Ele foi preso ao menos duas vezes por suas atividades, antes de ser morto com sua família nos bombardeios a Dresden. A EA se apressou para lançar um pronunciamento quando percebeu o ocorrido:

Nós fomos informados que um dos nossos Elites, Wilhelm Franke, compartilha o nome de um verdadeiro membro da resistência na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Nós pedimos desculpas, já que certamente não tínhamos a intenção de desrespeitá-lo. Estamos atualmente em um processo de alteração do nosso Elite dentro do jogo.

O interessante é que a EA também insistiu que Franke, apesar de ser um oficial de alta patente na máquina de guerra Nazista, que para toda a ação ao seu redor para poder assistir lentamente à morte de um soldado inimigo, não é um nazista, mas apenas um soldado alemão no jogo. Assim como todos os outros soldados comuns, nem um pouco nazistas, presentes no exército alemão do jogo. E ela afirmou o seguinte sobre isso:

Em Battlefield 5, nós não estamos fazendo nenhuma afirmação política relativa aos eventos reais da Segunda Guerra Mundial, e não há nenhuma suástica no jogo.

Isso é realmente algo assustador de ser dito. Obviamente muitos dos soldados alemães eram “pessoas normais” que lutaram uma guerra, mas não estamos falando de um soldado que foi recrutado a força quando as coisas deram errado na Itália. O futuro ex-Wilhelm Franke é claramente apresentado no vídeo como um vilão nazista estereotipado – frio, maldoso, impiedoso, com um traje feito a mão por Hugo Boss – e não colocar uma suástica em sua roupa não muda em nada esse fato. Você pode até querer discutir o mérito da utilização de nazistas como vilões nos jogos (e se você quer fazer isso, por favor, estude mais história antes), mas fingir que eles não são nazistas não é apenas algo ridículo, mas também constrangedor.


Texto traduzido da PCGamer.

Leia mais sobre Battlefield 5 aqui.

Compartilhe: