8 motivos para fazer seus filhos lerem Harry Potter

motivos_para_ler_harry_potter

E se orgulhar MUITO disso! *_*

Pode confessar: se você é um Pottermaníaco, já deve ter planejado apresentar o mundo mágico de Harry Potter aos seus filhotes (sejam eles reais ou não! =P). A saga de J.K. Rowling teve e ainda tem uma importância imensa na formação pessoal de uma geração inteira, conhecida carinhosamente como “Potterhead”. Pensando nisso, decidi listar 8 ótimos motivos para todos os pais incentivarem seus filhos a lerem Harry Potter e não se arrependerem nem um pouco  disso. Confira:

1) Desperta o gosto pela leitura
A narrativa de J.K. Rowling é apaixonante e prende a atenção de qualquer um! É praticamente impossível deixar o livro de lado depois que você começa a ler. A autora usa uma linguagem cativante e cheia de detalhes que te fazem querer chegar na última página o quanto antes!

Como não amar?

Como não amar?

2) Mostra o verdadeiro valor da amizade
Uma das coisas mais importantes na saga de Harry Potter é, sem dúvida, o valor da amizade. O trio Harry, Rony e Hermione provam isso a cada livro e ao longo da história outros personagens vão se revelando verdadeiros amigos leais nos momentos mais difíceis. Se você tem amigos de verdade, nenhum Lord Voldermot é páreo para você!

Lindinhos! *_*

Lindinhos! *_*

3) Torna as crianças mais tolerantes às diferenças
Uma pesquisa realizada por psicólogos italianos revelou que as crianças que leem (ou já leram) Harry Potter são mais tolerantes à questões relacionadas à homossexualidade, imigrantes, refugiados e outras minorias desprivilegiadas. Os leitores de J.K. Rowling se mostraram menos preconceituosos do que outras crianças que nunca leram nada sobre a saga.

Coisa linda <3

Coisa linda <3

4) Ensina sobre diversos elementos da mitologia
Todo o universo de criaturas e locais criados por J.K. Rowling possuem fortes influências da mitologia nórdica e folclore europeu. Diversos livros mostram a história mitológica por trás dessas criaturas, incluindo até mesmo o próprio mito do herói com o protagonista Harry Potter.

0f0b6b69c4b83658efb969e97bb9da23

Fawkes! <3

5) O leitor amadurece e cresce junto com os personagens do livro
Quando li Harry Potter e a Pedra Filosofal eu tinha 11 anos, exatamente como Harry no livro. Crescer junto com os personagens e acompanhar a história dos corredores de Hogwarts foi algo incrível e que tem um lugar reservado em meu coração até hoje. Não é à toda que toda a série de livros é considerada um sucesso do mercado editorial juvenil (dos 10 aos 17 anos de idade).

Pura nostalgia!

Pura nostalgia!

6) Mostra que todos possuem qualidades (e defeitos)
Pode parecer que não, mas as casas de Hogwarts nos ensinaram MUITO sobre nossos defeitos e nossas qualidades. Grifinória, Sonserina, Lufa-Lufa e Corvinal explicam muito bem que por mais diferenças que você tenha com as outras pessoas, todo mundo tem suas qualidades e virtudes. No fundo, até Draco Malfoy tem um coração.

As one <3

As one <3

7) Exercita a imaginação das crianças
A magia que envolve o universo de Harry Potter é fantástica! Isso estimula a imaginação das crianças e ainda faz a galera querer ler ainda mais sobre vários assuntos citados nos livros. Quem nunca ficou esperando sua cartinha de Hogwarts chegar que atire a primeira pedra!

Nós também, Harry. :)

Nós também, Harry. :)

8) Ensina que precisamos ter coragem. Sempre. <3
Já dizia Alvo Percival Wulfrico Brian Dumbledore: “A felicidade pode ser encontrada mesmo nas horas mais difíceis, se você lembrar de procurar pela luz.”

Neville: um dos maiores exemplos de coragem desse mundo. <3

Neville: um dos maiores exemplos de coragem desse mundo. <3

Quando todos nós estivermos velhinhos, queremos continuar falando sobre Harry Potter com a mesma emoção e nostalgia dos dias atuais. E quando perguntarem: “Depois de todo esse tempo?”, nós vamos responder: “Sempre. <3”

<3

<3

Quem escreve? Tammy

Jornalista, pedreira, uma das fundadoras do Garotas Geeks e desbravadora de indie games. Muda a cor do cabelo 1 vez por mês, é a encarnação humana do Snorlax e faz cospobre de Pikachu nas horas vagas. Me encontre em qualquer lugar com o @tammynhoca :)