Como em todos os filmes num geral as mulheres são objetificadas e estereotipadas, justamente por isso temos que celebrar os que vão contra essa corrente! Dessa vez no gênero de terror.

Neles as personagens femininas são de importância para história, que quebram o padrão comum de deixar a mulher para ser uma muleta do personagem masculino do filme. Sem ser apenas um corpinho,  sem personalidade, par romântico ou alguém que está ali apenas para ser sacrificado em algum momento do filme.

Separamos aqui oito filmes de horror com protagonistas femininas mara 😉

 

LetTheRightOneIn_Verleiher_55x78.indd

08- Dixe ela entrar – Let the ringht one in (2008)

Por fora ela é apenas mais uma menina, mas carrega um grande segredo. Esse filme delicado para o gênero, que teve uma refilmagem americana pouco tempo depois, mostra o relacionamento entre duas crianças. Um menino que sofre no colégio com bullying e uma menina que é muito mais do que aparenta ser. Ela não é a encarnação do mal em forma de garota, ela não está possuída. É apenas uma menina normal e diferente que pode ser extremamente perigosa quando com fome. Não é à toa que fez tanto sucesso em 2008.

o silencio dos inocentes

07– O Silencio dos Inocentes (1991)

Filme que rendeu a Jodie Foster seu segundo Oscar, e mistura thriller de assassinatos em série com as conversas entre uma inexperiente agente do FBI e um serial killer canibal. A personagem de Foster, Clarice, se destaca por seu profissionalismo e cortesia entro do meio em que está inserida na trama. Desbancando os homens do setor e conquistando seu lugar de protagonista. Vai lá Clarice!

silent_hill

 06– Silent Hill (2006)

Baseado no game de mesmo nome e gênero o filme traz a saga uma mãe querendo salvar a sua filha em uma cidade perturbadora. Passando por provações psicológicas em meio ao horror. Ao contrário da maioria de filmes de terror com mães, este não se foca na maternidade/gravidez em si e sim na determinação dela em continuar procurando.

garota sombria caminha pela noite

05– Garota sombria caminha pela noite (2014)

Filme dirigido por uma mulher e filmado em apenas 24 horas!!

Trata de uma cidade cheia de almas sórdidas, viciados e cafetões, uma sombra persegue os habitantes mais odiosos. E uma vampira que é impiedosa com as pessoas mais sórdidas (teríamos aqui uma espécie de justiceira vampiresca?). Até uma história de amor incomum se iniciar….. uuuu…..

 

mulheres perfeitas

04 – Mulheres Perfeitas (1975)

Uma cidadezinha perfeita, sem nenhum problema e cheia de casais completamente felizes e mulheres belas, recatadas e do lar. Até ai já seria um filme de terror por si só, mas por de traz de tudo isso existe uma explicação macabra. O filme original pode ser tratado também como uma critica a sociedade machista e a busca da perfeição feminina idealizada. Até teve uma versão bem mais light de 2004 estrelada por Nicole Kidman.

 

 

resident-evil-2002

03 – Resident Evil (2002)

Também baseado em um game de mesmo nome mostra Alice, uma mulher que não lembra muito bem quem é e que está dentro de uma equipe designada para tentar resgatar algum sobrevivente de uma epidemia zumbi que ocorreu dentro de um laboratório de pesquisa controlado pela Umbrella. Não precisamos dizer que Alice chuta umas bundas.

noite dos mortos vivos

02 – A noite dos mortos vivos (1990)

No caso o remake do filme de 1968 onde sete estranhos ficam presos em uma casa isolada enquanto uma infestação de zumbis canibais os alcança. E a moça não deixa a desejar. Ela podia ter sido escondida atras de um homem, poderia ser uma donzela em perigo, poderia ter sido morta com poucas roupas cuidadosamente rasgadas nos lugares certos, mas não.

aliens

01 – Aliens, o resgate (1986)

Ripley acorda de um sono de 50 anos sendo a única sobrevivente de uma tragédia espacial. Ela descobre que sua antiga nave foi colonizada por humanos e relutante aceita enfrentar novamente seu maior inimigo para defender as famílias que lá habitam. Ripley poderosa dês do primeiro filme! Ela é forte, corajosa e mulher.

Bônus!  

A Bruxa (2016)

a-bruxa

Mostra uma família de colonos ingleses que está construindo a vida nos EUA do seculo XVII. Ao terem de se mudar para uma clareira afastada perto de uma floresta, coisas estranhas começam a acontecer.

Esse é um filme para refletir. Tanto pelo papel da mulher na sociedade da época, quanto na religião. Vista como um ser que tem um toque do obscuro, alguém que não se pode confiar plenamente, que se deve temer. É o medo da mulher livre. Que é vista quase como o demônio. Não é atoa que a “caça as bruxas” existiu e teve foco em caçar, torturar e matar mulheres.

Como sempre acaba faltando algum filme nessas listas deixe nos comentários quais vocês acham que ficaram de fora 😉

Compartilhe: