7 motivos para você não perder o FIQ 2018!

fiq 2018

Festival Internacional de Quadrinhos agita BH de 30 de maio a 03 de junho

Se você é fã de quadrinhos, não pode perder a 10a edição do Festival Internacional de Quadrinhos – FIQ 2018. Entre 30 de maio e 03 de junho, na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte, a 10a edição do FIQ vai promover encontros, exposições, oficinas e um montão de lançamentos. Se você nunca foi ao evento ou ainda não decidiu se vai comparecer, vamos dar sete ótimos motivos para você não perder o Festival Internacional de Quadrinhos.

217 mesas e 22 estandes!

mesas FIQ - reproduçãoPrepare seu coração e sua carteira! Em 2018, o FIQ vai receber mais de 500 artistas! Nomes já reconhecidos como Mario Cau, Germana Viana, Rafael Coutinho, Bianca Pinheiro, Vitor Cafaggi, Rebeca Prado, Carlos Ruas, Estevão Ribeiro, Fernanda Nia, Cris Peter, além da nossa amada editora Luiza McAllister, estão lado a lado com jovens talentos e quadrinistas independentes brasileiros.

E tem mais! Tem 22 estandes de editoras e estúdios como Editora Nemo, Jambô EditoraCasa dos Quadrinhos, Editora Mino, entre outras, responsáveis por alguns dos quadrinhos mais bacanas da atualidade.

Exposições

exposições-fiq-2018

A 10a edição do FIQ vai contar com três exposições. A primeira delas é “Erica Awano“, compilação dos trabalhos da lenda do mangá nacional homenageada desta edição, com curadoria de Germana Viana.

Já “Nilson – Humor, Amor e Combate“ dedica-se a homenagear esse brilhante cartunista, pouco conhecido entre as novas gerações, mas cujo trabalho mostra-se sempre contundente e original. A exposição tem curadoria de Fabiano Azevedo Barroso.

E “Traçados na Memória” que reúne 15 artistas de Belo Horizonte e região metropolitana da capital mineira para “se apropriar” dos patrimônios da cidade e transformá-los em arte.

Programação do Auditório Toninho Mendes

auditorio-FIQComo já é tradição, o FIQ promove uma intensa programação no Auditório Toninho Mendes. Tem Duelos HQ – Desafio de desenhos com quadrinistas, painéis, bate-papos e debates imperdíveis. Confira os temas de alguns dos painéis: Editando quadrinhos no Brasil; Quadrinhos e prosa literária; Resistência e feminismo com Claudia Ahlering; Quadrinhos e representações históricas; Lugar de fala e criação de personagens; O que é (e o que não é) mangá brasileiro e Quadrinhos e divulgação científica, entre outros. Vão ter também concorridos bate-papos: sobre a vida e carreira da quadrinista homenageada do FIQ 2018, Érica Awano e com os convidados internacionais – o quadrinista britânico Dave McKean e os italianos Mario Alberti e Zerocalcare.

Sessão de autógrafos com Daniel Werneck - FIQ 2013 FOTOS GLENIO CAMPREGHER

Prepare os quadrinhos e se programe! Os fãs da nona arte poderão aproveitar para garantir autógrafos de seus artistas favoritos ou descobrir trabalhos incríveis! A agenda das mesas de autógrafos do FIQ 2018 contará com nomes como Milena Azevedo, Érica Awano, Dave McKean, Cris Eiko e Paulo Crumbim, Jefferson Costa e Rafael Calça, Zerocalcare, MDM – Melhores do Mundo, Samanta Floor entre muitos outros! As sessões acontecem na Praça de Autógrafos Álvaro de Moya.

Lançamentos

E durante o FIQ sempre rola um monte de lançamentos! horas escuras hq - reprodução

Você vai poder conferir a HQ “Horas Escuras”, com roteiro Leander Moura, que também é responsável pela arte junto com a Cristal Moura. A publicação traz uma narrativa sombria que bebe de fontes como H.P. Lovecraft, Edgar Alan Poe para criar uma história tensa que nos leva a pensar sobre o quanto pode ser perigoso brincar com o desconhecido.

Rafael Torres irá lançar sua primeira HQ longa “Melina”, onde a personagem título passar por uma série de mudanças faz com que ela seja perseguida pelas memórias de sua mãe. melina HQ - reprodução

Você vai poder conhecer também “Pelota – volume 02”, publicação que tem roteiro de Daniel Esteves e arte de Pedro Okuyama e de Samuel Bono .

mochilão vol1 - reproduçãoO Estúdio Black Ink vai lançar “Mochilão – Cachoeira não dá XP – volume 1”. É um quadrinho coletivo da Ana Cardoso, com Hilton Rocha, Alexandre Cardoso, Virginia Froes, Ricardo Tokumoto e Claudiney Almeida.

O desenhista Donisete Lemos e o roteirista Igor Marques, do coletivo de quadrinistas Carrapato Estrela, apresentarão ao público seu novo quadrinho “Verdade ou Consequência”. A HQ apresenta uma aventura dentro do ambiente escolar, uma adaptação nacional de um gênero muito popular do universo dos mangás japoneses.

HQ Indomável - reproduçãoIgor faz dobradinha também com o designer Lúcio Guimarães na HQ “Indomável”. A narrativa foi inspirada na infância e adolescência dos autores que cresceram no anos 90 acompanhando a ascensão dos animes na televisão aberta e do pop punk no cenário musical. A protagonista da história é Maria Luiza, mais conhecida como Malu. Inquieta e revoltada, a jovem não aceita muitos questionamentos, autoridades e tenta resolver sua vida do seu próprio jeito.

Mostra-FIQ-de-Cinema_reprodução

Mostra de Cinema

Em 2018, a programação do FIQ vai contar com uma Mostra de Cinema no MIS – Santa Tereza, composta apenas por animações. O público  poderá conferir uma seleção de obras com títulos que tiveram em seu processo, seja no roteiro, animação, direção, produção ou adaptação, profissionais envolvidos também na área dos quadrinhos. Serão exibidos “Heavy Metal – Universo em Fantasia”,  “Steamboy”,  “Metrópolis”, “Aya”,  “Paprika”,  “Lilo & Stitch”,  “Abril e o Mundo Extraordinário”, “Tokyo Godfathers” e  Tekkonkinkreet.

Então anote aí: 10º Festival Internacional de Quadrinhos, de 30 de maio a 03 de junho, na Serraria Souza Pinto – Belo Horizonte/MG. Entrada gratuita! Para saber as informações completas sobre o FIQ, confira o site oficial do evento. E, claro, acompanhe a cobertura das Garotas Geeks!

Quem escreve? Luciana

Jornalista, Relações Públicas, Especialista em Gestão da Comunicação e Mestra em Análise do Discurso. Rpgista de longa data, trekker (Vida longa e próspera!) e whovian (Allons-y!)... Gosto da natureza, de literatura, HQs, cinema, séries de TV, rpg, board games, de música boa (rock and roll) e de nerdices em geral! Adoro preparar quitutes e receber os amigos. Insisto em ser feliz e sou altamente convivível! E amo o Leo - o maridão e personal-particular-chef!!!