7 dicas de animes para quem ama GATOS!

Uma exposição artística foi aberta em Nova York, num evento da Japan Society (fundação secular de aproximação entre o Japão e os EUA, através de programas inovadores em artes e da cultura, política pública, negócios, linguagem e educação), intitulado “Life of Cats” (Vida dos Gatos) e estuda a representação desses felinos durante o período Edo japonês.
life of cat 1
O período compreende um pouco mais de 250 anos, mais especificamente entre 1615 a 1867, no qual houve um uso frequente da figura de gatos, especialmente em peças feitas a partir de gravuras Ukiyo-e (estampa japonesa semelhante à xilogravura) e de xilogravuras (desenhos ou escritos em uma superfície de madeira). Essa técnica foi inicialmente introduzida para distribuir textos das escrituras Budistas. Em 1765, uma nova tecnologia tornou possível a produção de uma única folha utilizando até 20 cores; isso permitiu que os artistas tirassem o máximo de proveito de paletas de cores diferentes e logo gatos estavam aparecendo em uma infinidade de funções, papéis. O primeiro gato surgiu no Japão por volta do século VI. Eles foram trazidos da China em navios que transportavam pergaminhos sagrados escritos por monges, que acreditavam que gatos eram criaturas conscientes e quando uma pessoa iluminada morria ela iria primeiro voltar como um gato antes de alcançar o nirvana.
A exposição no Japão Society é dividida em 5 categorias: Gatos e pessoas, gatos como pessoas, gatos vs. pessoas, gatos transformados e gatos e brincadeiras. Uma vez que as xilogravuras representavam principalmente as cortesãs e atores de Kabuki (dança tradicional japonesa), vemos esses personagens em numerosas obras interagindo com os gatos. As cores são requintadas e na maioria das cenas entre humanos e felinos é cativante.
Confira a seguir algumas imagens da exibição!

Gatos como Pessoas

cat as people 1 cat as people 4

Gatos vs. Pessoas

cat vs people 1

cat vs people 2

Gatos e Pessoas

cat and people 1
cat and people 7 cat and people 6 cat and people 5 

Gatos e Brincadeiras

cat and play 6 cat and play 5 cat and play 4 cat and play 3 cat and play 2 cat and play 1

Demais, né? (: Você pode encontrar mais informações sobre essa exibição no site da japansociety!

Alguns dos gatos mais conhecidos e legais de animes:

cat page 1

  1.  Kyo Sohma (Fruits Baskets)
  2. Nekobus ou Cat-Bus (Meu Vizinho Totoro)
  3. Madara/Nyanko-Sensei <3 (Natsume Yuiinchijou)
  4. Kyuubey (Puella Magi Madoka Magica)
  5. Jiji (O Serviço de Entregas da Kiki)
  6. Matabi, o Duas Caudas ou Nibi (Naruto)
  7. Meowth (Pokémon)
  8. Spinel e Kero (Sakura Cardcaptor)

cat page 2

  1. Happy e Carla (Fairy Tail) [que na verdade são Exceeds]
  2.  Bakeneko (Ayakashi: Japanese Classic Horror)
  3. Blair (Soul Eater)
  4. Gatomon (Digimon Adventure)
  5. Luna e Artemis (Sailor Moon)
  6. Yoruichi Shihouin (Bleach)
  7. Kuro/Cait Sith (Blue Exorcist)
  8. Mao (Darker than Black: The Black Contractor)

E aí? Tem algum outro anime de gato ou gato mais conhecido que vocês adicionariam nas listas? Mostra pra gente aí nos comentários! (=ↀωↀ=)✧

Quem escreve? Liao

Débora é musicista, pesquisadora e professora. Sob a alcunha de Liao, navega na internet vendo animes bobinhos, jogando jogos de GBA fofinhos, stalkeando artistas a quem tem carinho e fazendo quests bestas com final sonsinho. Falando em sonso, nas quests de Harry Potter ela sempre cai na Sonserina. Mas no final das contas ela não tem pudor nenhum de admitir que sempre gostou de coisas estranhas e rejeitadas. (uy, diferentona)