Venha cantar e se divertir com o bem-humorado A Lenda do Herói

A Lenda do Herói é um jogo indie brasileiro de plataforma de aventura side-scrolling 2D que foi lançado recentemente. O game é uma colaboração dos youtubers Castro Brothers (Marcos e Matheus Castro) e do estúdio Dumativa. A ideia do jogo surgiu a partir de uma série de animações de quatro episódios com narrativa cantada de forma cômica focada nos clichês dos jogos na década de 80 e 90. Os vídeos fizeram tanto sucesso que eles resolveram criar um jogo à pedido dos fãs.
O jogo buscou financiamento coletivo no site CatarseA Lenda do Herói conseguiu mais de 6 mil apoiadores e arrecadou mais de R$ 250 mil! A meta era R$ 125 mil. O game conta a jornada do herói (não a de Joseph Campbell) para resgatar a princesa e é dividido em 8 fases com seus respectivos atos.

Damos agora 6 motivos para você começar a jogar!

Nostalgia

A Lenda do Herói
Para quem cresceu jogando games de plataforma side-scrolling 2D como Sonic, Mario e Alex Kidd, por exemplo, tem grande chances de se divertir bastante e ficar com aquele gostinho de nostalgia. A Lenda do Herói é uma homenagem aos jogos da década de 80 e 90.

Cenários e Pixel Art

A Lenda do Herói fase 1

Os gráficos em Pixel Art são super coloridos e ajudam a entrar no clima de nostalgia do jogo. É pura homenagem aos games de 8 e 16 bits. A cada mudança de fase e ato, os cenários e a hora do dia também mudam. O jogador pode explorar cavernas, florestas e planícies e interagir com alguns elementos presentes nos cenários. Já os inimigos soltam itens aleatórios quando morrem. Os itens vão desde dinheiro até corações para recuperar parcialmente a vida.

Uma coisa bem legal do jogo é que depois de passar por uma fase você pode voltar para ela depois, criando assim, uma excelente oportunidade de derrotar mais inimigos, conseguir mais dinheiro e encontrar alguns objetos escondidos no cenário que você possa ter deixado passar na primeira vez que jogou. O herói também pode comprar itens e melhorar habilidade na cidade.

Bom Humor

A Lenda doHerói  fase 1 ato 3
A Lenda do Herói é uma paródia que aborda de forma cômica os clichês presentes nos games. Ao questionar plataformas flutuantes, bolas de fogo que não queimam o baú e nem o herói, mudança rápida do dia para noite ao mudar de ato. Fora os questionamentos em relação às cobras que usam armadura, que possuem uma dieta suspeita e ao morrer deixam moeda para o herói, mesmas cobras com diferentes cores ou como cabem tantas abelhas (ou seriam zangões?) dentro da colmeia.

Aquelas lógicas e regras da física dos jogos que você se questionava (ou não) são abordadas de forma bem engraçada. Sobrou até para os NPCs da cidade que falam coisas que o herói não pergunta e nem quer saber (que o diga os NPCs de Pokémon) ou consertam pontes martelando mesmo sem ter material para consertar.

Narrativa Cantada

A Lenda do fase 1 ato

O jogo é narrado pelo próprio herói em forma de músicas cômicas. Ele não fala, mas canta enquanto você explora e avança no cenário. O jogador ainda tem opção de adicionar legenda (além de ser um fator de acessibilidade também ajuda a não perder as letras das músicas).

A trilha sonora é bem interessante e remete aos jogos de aventura daquela época. Para cada fase e ato, a trilha e as músicas mudam de acordo com a situação que herói está passando como elementos do cenários e inimigos. A narração musical também serve como tutorial para apresentar novas habilidades e para dar dicas ao jogador.

Puzzles

A Lenda do Herói boss

O jogo possui alguns puzzles interessantes como encontrar cifras de músicas, baús e moedas de life. No final de cada fase você tem que descobrir como derrotar o boss (vulgo chefão).

Dificuldade

A Lenda do Herói 2

Mas como dificuldade por ser um bom motivo? Antigamente os jogos eram, digamos, mais desafiadores. Você não podia salvar a qualquer hora. Muitos não tinham salvamento automático ou save points ou quando tinham eram bem escassos. Ao morrer você tinha que começar a fase desde o começo. Cair num buraco (ou de certa altura) ou na água era morte certa. A Lenda do Herói traz isso de volta. O jogo possui alguns poucos save points espalhados pelo cenário. Caso você morra volta à vida no save point mais próximo, por isso, todo cuidado é pouco. Um passo em falso é morte na certa. A Lenda do Herói bebe da fonte dos desafios e dificuldades presentes nos jogos da década de 80 e 90. Ao mesmo tempo que a dificuldade é uma vantagem e um incentivo para alguns jogadores, para outros talvez seja proporcione momentos de frustração caso tenham que voltar a fazer tudo de novo repetidas vezes.

Você pode conferir o trailer do jogo aqui:

A Lenda do Herói está disponível para PC, MAC e Linux através da Steam e Nuuvem.

Compartilhe: