6 motivos para não perder o FIQ 2015

FiQ2015-destaque

Festival Internacional de Quadrinhos agita BH de 11 e 15 de novembro.

Se você é fã de quadrinhos e mora da capital mineira, ou é de alguma outra cidade e tem uns dias de folga sobrando, não pode perder o Festival Internacional dos Quadrinhos – FIQ 2015.

fiq-2015Entre os dias 11 e 15 de novembro, na Serraria Souza Pinto, a nona edição do FIQ vai promover encontros, exposições, oficinas e um grande número de lançamentos. Maior evento dedicado exclusivamente aos quadrinhos da América Latina, o FIQ recebeu em 2013 cerca de 150 mil pessoas.

FIQ 2011

Se você nunca foi ao evento e ainda não decidiu se vai comparecer ou não, vamos dar seis ótimos motivos para você não perder o Festival Internacional dos Quadrinhos – FIQ 2015.

1) Exposições

FIQ Exposições
O FIQ vai contar com quatro grandes exposições. Em “Cedraz: Mestre dos Quadrinhos”, o artista baiano criador da “Turma do Xaxado” é homenageado. A exposição “Alves: Cerrado em Quadrinhos”, apresenta uma reunião da produção do artista mineiro sobre um dos grandes biomas do Brasil. “Heróica” vai reunir cinco ilustradoras reinterpretando cinco personagens femininas, heroínas e vilãs, do universo da Marvel e da DC Comics. Foram reconstruídas as personalidades e os uniformes das personagens. Com uma proposta de interatividade, essas personagens serão representadas por cosplayers que circularão pelo evento vestidas com os uniformes reimaginados. E na exposição “A Ciência dos Super-Heróis”, cinco desenhistas e uma equipe de cientistas se reúnem para redesenhar os personagens Hulk, Flash, Homem de Ferro e Mulher Invisível sob a luz do conhecimento científico atual.

2) Lançamentos

Shiko
Prepare o seu caderninho (e sua carteira)! Durante os cinco dias de evento, serão realizados cerca de 20 lançamentos e 23 sessões de autógrafos. Artistas como Mário Cau e Daniel Esteves estarão lá!

3) Programação extensa, variada e gratuita!

Vai ter mesa inédita com o tema os quadrinhos inclusivos, o Duelo HQ, e ainda oficinas que trazem oportunidades de ampliar conhecimentos, tanto para iniciantes, quanto para quem já tem experiência em quadrinhos. Além disso, o Auditório Mateus Gandara será ponto de encontro para bate-papos, debates e atividades interativas, com várias sessões ao longo de cada dia. No auditório, vão marcar presença nomes como Ricardo Tokumoto, Luís Felipe Garrocho, Chantal, Birgit Weyhe, Phillippe Ôtié, Cris Peter, entre outros.

4) Curadoria da quadrinhista Ana Koehler

Ana Koehler curadora

O FIQ tem curadoria de Ana Koehler e Daniel Werneck. Ana destaca que “Por ser um festival profundamente conectado e observador do cenário brasileiro de quadrinhos, o FIQ não poderia deixar de acompanhar a mudança que este está passando, ou seja, a presença crescente de mulheres atuantes no meio. Que elas tenham o seu espaço no festival é apenas natural e, pela envergadura do evento, isso tem uma mensagem muito forte de abertura e respeito à diversidade”.

5) MUITOS artistas bacanas convidados!

Carlos RuasEntre convidados e expositores, serão mais de 500 quadrinistas. Estarão presentes nomes como Jeff Smith (EUA), Gail Simone (EUA), Cameron Stewart (Canadá), Amy Chu (EUA) e Howard Chaykin (EUA). E ainda artistas brasileiros destaque nacional e internacional, como Eduardo Pansica, os irmãos Vitor e Lu Caffagi, Laura Athayde, Duke, Lelis, Marcelo D’Salete, Shiko, Carlos Rua, Fernanda Nia e Bianca Pinheiro, entre outros. E tem mais! As mesas de artistas, pularam de 34 em 2013 para 123 neste ano, sendo que em cada uma delas tem pelo menos dois quadrinhistas.

6) Maurício de Sousa sempre vai… e tira fotos!

Maurício no FIQ

Maurício no FIQ (1)
Então anote aí: 9º Festival Internacional de Quadrinhos, de 11 a 15 de novembro, na Serraria Souza Pinto – Belo Horizonte/MG. Entrada gratuita! Para saber as informações completas sobre o FIQ, não deixe de conferir o site oficial do evento. E fique por dentro de todas as novidades que vão rolar por lá. E, claro, as Garotas Geeks vão dar uma passadinha por lá!

Quem escreve? Luciana

Jornalista, Relações Públicas, Especialista em Gestão da Comunicação e Mestra em Análise do Discurso. Rpgista de longa data, trekker (Vida longa e próspera!) e whovian (Allons-y!)... Gosto da natureza, de literatura, HQs, cinema, séries de TV, rpg, board games, de música boa (rock and roll) e de nerdices em geral! Adoro preparar quitutes e receber os amigos. Insisto em ser feliz e sou altamente convivível! E amo o Leo - o maridão e personal-particular-chef!!!