5 Visual Novels para jogar no seu celular

visual novel para mobile

Melhor alternativa para passar o tempo.

Visual Novel é um estilo de jogo que vem ganhando cada vez mais espaço nos consoles e, por que não, também nos smartphones. O foco desse gênero está todo no enredo e na exploração de diálogos e cenas com seus personagens. Existem inúmeras variações de VN, incluindo os Otoges (voltadas para o público feminino), Puzzles e até Thrillers.

Ficou curioso? Separamos abaixo 5 Visual Novels para celular que podem ajudar a conhecer melhor esse gênero! 🙂

1. Heart no Kuni Alice

Heart no Kuni Alice

Heart no Kuni Alice é um dos meus títulos favoritos em termos de Visual Novel, e fica até injusto falar a respeito. A série tem uma infinidade de outros jogos que funcionam como continuações do primeiro Heart no Kuni (esse para celular), além de anime, mangá e até OVA.

Nesse jogo (que é pago!), você toma o controle de Alice Lidell, uma jovem que, como você pode imaginar, escorrega pelo buraco do coelho branco e vai parar em Wonderland. A diferença aqui é que em Heart no Kuni todos os personagens são antropomorfos, e daí, é claro, você tem a opção de romanceá-los.

Seja com o coelho branco ou com o Chapeleiro, você percorre rotas específicas para cada personagem e para Alice, que cresce e muda bastante de acordo com o caminho percorrido por seu personagem.

2. Mystic Messenger

MM é um que acabou ficando bastante popular aqui no Brasil e, se você ainda não experimentou, corre que dá tempo!

A proposta desse VN é um pouco diferente dos demais: Em Mystic Messenger você é convidado a baixar um aplicativo que a deixará em contato com cinco personagens diferentes em uma sala de bate papo. Daí em diante você receberá mensagens no celular, poderá conversar no chat com os personagens e, quem sabe, até receber uma e outra ligação. 😉

No mais, recomendo bastante o jogo para quem curte o esquema de otoges. O jogo pode ser todo jogado de maneira gratuita, mas, para as apressadinhas, é possível também pagar para liberar uma e outra rota.

3. Shall we Date?

A NTT Solmare, produtora de jogos de romance para mobile, tem uma enorme coleção de games no seu catálogo para Android e iOS. Um dos seus títulos mais famosos é o Destiny Ninja, em que você vive na pele de uma jovem do Japão Feudal e pode escolher seu pretendente ninja dentre os interessados no seu coração.

Os títulos e as temáticas são bem variadas, indo desde Sherlock Holmes até reinos árabes.

Um cuidado importante é que, apesar de todos os jogos serem gratuitos, a leitura diária dos capítulos é limitada (como acontece com boa parte dos VNs para celular…), e daí você tem a opção de pagar para liberar sem ter de esperar 24 horas.

4. Leis para Todos

Leis para todos game

E como não só de romance vivemos, Leis para todos, um jogo 100% brasileiro, também tem seu espaço nas nossas recomendações. O game (que está em votação da Greenlight!) trata do dia a dia de um Deputado Federal com puzzles no estilo Candy Crush e, claro, opções de diálogo para quem ama o modelo de Visual Novel.

Durante o jogo, você pode votar para novos Projetos de Lei serem aprovados pela Câmara, pode convencer colegas de trabalho para que apoiem sua causa e, claro, aproveitar para aprender um pouco mais sobre a política brasileira.

5. Ace Attorney

Seguindo no mesmo clima de “Leis para Todos”, Ace Attorney, o famoso “Phoenix Wright”, precisa entrar nessa lista. A Capcom já lançou mais de 3 títulos para o mobile (todos pagos, é claro), e quem tem um iOS pode ainda jogar a trilogia original para além do Apollo Justice, também disponível em Android.

Para aqueles que não conhecem, Phoenix Wright é uma das franquias mais conhecidas dentro do estilo Visual Novel, e todos os títulos envolvem ações no tribunal, busca de pistas e solução de crimes com bastante puzzle e humor para completar.

O que o diferencia de boa parte dos Visual Novels tradicionais é a quantidade de ações para além das decisões de diálogo que o jogador pode realizar. Para quem tem curiosidade, esse é um ótimo título de entrada no gênero.

E você? Qual o Seu VN favorito? Não deixe de comentar! 🙂

Quem escreve? Laura Ribeiro

Mineira, adepta da moda Lolita, jornalista e escritora. Fanática por Final Fantasy Tactics e certa de que não há melhor narrativa no mundo dos jogos.Comecei com o game Boy, mas hoje o xodózinho é o PS4. Jogo de tudo: desde Tetris até romance com pombos, sem preconceitos.