De Overwatch a Dragon Age!

Fazer essa lista não foi fácil. Enquanto vemos crescer (a passos bem mais lentos do que gostaríamos) as boas representações de personagens gays e lésbicas nos jogos, ainda é notável como a presença de trans e bissexuais, principalmente, ainda deixa muuuuuito a desejar.

Abaixo você confere alguns nomes populares no mundo dos jogos que podem encher nosso coração com um pouquinho mais de esperança no futuro das representações:

Tracer (Overwatch)

tracer lgbt

Tracer é lésbica e garota propaganda de um dos jogos mais populares dos últimos anos: Overwatch. Sua sexualidade foi revelada em um quadrinho canon lançado como especial de natal para a série e, na época, causou algum alvoroço nas interwebs.

Tracer é uma das ex-agentes da Overwatch e tem a capacidades de dar pequenos saltos no tempo. Dentre todos os personagens do jogo, ela provavelmente é uma das que mais se preocupa em fazer do mundo um lugar melhor.

Mas, melhor do que qualquer explicação, só mesmo a notinha da Blizzard para a IGN inglesa:

“A Tracer é lésbica dentro do espectro LGBTQ+. Assim como na vida real, a variedade de personagens, identidades e backgrounds ajuda na criação de um universo ficcional mais rico e profundo.  Desde o o início nós desejávamos que o universo de Overwatch parecesse convidativo, inclusivo e, claro, capaz de refletir a diversidade de jogadores que existem ao redor do mundo. Assim como qualquer outro aspecto da história dos nossos personagens, a sexualidade é apenas uma parte que faz dos nossos heróis o que eles são.”

Damien Bloodmarch (Dream Daddy)

damien lgbtq

Damien é nosso Daddy vampirão de um visual novel que fez super sucesso nesse ano: Dream Daddy. O personagem super gótico é um amante de tudo o que é vitoriano e trabalha com tecnologia da informação (além de ser minha rota favorita, hihihi).

O que você talvez não saiba é que Damien é trans! Essa informação foi confirmada pela equipe desenvolvedora do jogo pelo Twitter e, claro, deixou o fandom polvoroso!

Max Caulfield (Life is Strange)

max lgbtqMax, ou Maxine (se você for a mãe dela), é a protagonista de Life is Strange (que já ganhou continuação esse ano!), um jogo maravilhosíssimo que trata de questões como drogas, abusos, depressão, escolhas e vida escolar. A personagem é uma amante da fotografia e, por algum acaso, descobre ter poderes de manipulação do tempo.

A escolha romântica de Max pode variar com a maneira como você guia o jogo, e isso sempre gera alguma discussão acerca de sua orientação, mas ela ainda é uma das personagens mais populares no espectro bissexual no universo dos jogos.

Ah, é importante lembrar de outros nomes também como a Rachel (Life is Strange 1 e 2), Ciri (The Witcher 3), Iron Bull, Zevran e Isabella (Dragon Age 1 e 2), Javier (The Walking Dead) e tem quem diga que Chloe (Life is Strange) também entra na lista dos bissexuais, mas não existe muitas referências sobre o assunto no jogo.

Erica (Catherine)

erica lgbt

Erica é trans e uma das personagens mais estilosas de todo o jogo. Bartender e amiga de infância do protagonista, ela é considerada uma das atrações do bar Stray Sheep, já que várias vezes no jogo vemos os personagens comentando como gostam de ir lá apenas para jogar conversa fora com ela.

Na época que o jogo foi lançado, Erica foi considerada um grande passo na representação de trans em jogos, não só por ser uma das personagens mais agradáveis e gentis em Catherine, mas também por não replicar estereótipos ofensivos que costumamos ver por aí.

Dorian Pavus (Dragon Age Inquisition)

dorian lgbtq

Dragon Age é uma franquia bem conhecida pela variedade nas opções de romance. De touros sadomasoquistas a elfos emuxos, é claro que não poderíamos deixar de ter uma das rotas mais gracinhas 100% gay na série. Dorian é um mago do reino de Tevinter especializado em necromancia. Apesar de não aprofundar tanto quanto gostaríamos, o plot de Dorian trata exatamente do fato de sua sexualidade não ser bem vista em sua família e como isso acaba gerando uma série de complicações com o seu pai (inclusive, com alguma menção à falácia da “cura gay”).

Tem algum personagem favorito LGBTQ nos jogos? Não deixa de comentar <3

Compartilhe: