São Paulo recebe, do dia 22 ao dia 31 deste mês, a Bienal do Livro, um dos maiores e mais aguardados eventos literários pelos bookaholics interessados pela literatura num geral. Esta será minha quarta Bienal em São Paulo e sempre fico ansiosa por ela, já que sempre dá pra conhecer vários blogueiros que sigo, autores novos ou, no mínimo, aumentar a coleção de marcadores (hehehe).

Pensando nisso tive a grande ideia de fazer um post sobre os cinco motivos que me fazem ir à Bienal do Livro desde 2008 (velha). Espero que isso os motivem! x)

1. Facilitadores: Transporte e Ingresso

Eu não moro na capital. Na verdade sou do interioRRR sou de Jacareí, então ir a qualquer lugar em SP sempre me faz questionar: acesso. A Bienal disponibiliza transporte gratuito saindo do Tietê e da Barra Funda, além da lista completa das linhas de São Paulo que passam por lá, já economizam o nosso tempo e dinheiro ;D. Acho bem útil, porque né.
Além disso, o valor do ingresso é bem barato. A inteira é R$14,00 – o que eu não acho tão absurdo -, mas estudantes pagam meia, assim como quem apresentar celular da Samsung, matriculados no Sesc-SP na categoria comerciário e titular do vale cultura Alelo.

EEE no dia 28, cosplayers não pagam entrada. Yey 😉

2. Ser fangirl como se não houvesse amanhã

fangirl_mode

Das coisas que eu mais gosto da Bienal é o fato de que dá pra conhecer vários autores legais. Cassandra Clare (da série Os Instrumentos Mortais) e Kiera Cass (A Seleção), por exemplo, são do time de escritores internacionais com sessões de autógrafo esse ano. Eu gosto mesmo de encontrar alguns autores nacionais. Na primeira bienal que fui consegui conversar bastante com a Thalita Rebouças e foi minha conquista da época, rs. Hoje gosto de encontrar os novos autores, como a Tammy Luciano, Bianca Briones e Fernanda França – que conheci por lá e hoje sou total fangirl. Destaque também para  Jeff Lindsay, autor do romance que deu origem à série Dexter, e os brasileiros Patrícia Melo, Milton Hatoum e Cristovão Tezza

Programação completa aqui!

3. Promoções

books

É fato que boa parte dos livros possuem um preço equivalente ao de uma livraria, mas há vários estandes que dão promoções muito boas, descontos progressivos e/ou brindes (everybody loves brindes, amo/sou brindes). Na edição de 2012 algumas editoras faziam sorteio de kits de livros pelo twitter/facebook, liberando “senhas” para que os seguidores retirassem os prêmios em seus estandes. Tenho uma amiga que fez a festa com isso e é uma forma de interação bem legal. Eu confesso que foi por causa de vários desses descontos que descobri e trouxe pra casa vários livros novos – ainda bem que eu estava livre de wishlist naquele dia.

4. Bate-papo sobre tudo e pra todos

Além de comprar livros e pegar autógrafos, dá pra participar de outros bons eventos dentro da Bienal. Esse ano podemos contar com o #BooktuberConfessions com Pâm Gonçalves e Tatiana Feltrin. Também teremos o 5º Congresso Internacional do Livro Digital, pela Câmara Brasileira do Livro, conversas sobre ficção policial, meninas nos quadrinhos, palestra sobre empreendedorismo e bate-papo sobre literatura fantástica. Dá pra encontrar muitas outras atividades aqui.

5. Amplie o ~círculo social~

A Bienal é aquele lugar ideal para conhecer gente nova e legal. Sempre tem encontros de blogueiros rolando, sempre dá pra encontrar aqueles amigos da internerds, sempre dá pra puxar conversa na fila das editoras, sempre dá pra conversar com o blogueiro ou autor que tá acompanhando outros blogueiros ou autores e assim, aquecer nossos corações HUE. E também dá pra encontrar Garotas Geeks, essas LYMDAS. Porque SIM, além de mim, Babs, Nah, Clarice e Keyko também estarão lá. É emoção demais, Braseel!

Esses são alguns dos motivos que eu considero, num geral. Gosto muito do clima e das possibilidades infinitas que a Bienal apresenta, em todos os sentidos. Espero que vocês curtam e apareçam por lá também!

Compartilhe: