Agent Carter representa algo muito maior do que apenas mais uma produção da Marvel!

Para quem ainda não sabe, a ABC lançou este ano a série Marvel’s Agent Carter. E, para quem está ainda mais perdido no universo Marvel, explico um pouco sobre. A série documenta a vida da companheira do Capitão América, Peggy Carter, após a suposta morte dele nos anos 40. Peggy também não é apenas uma sidekick, ela é uma agente foda incrível da SSR, que mesmo em uma época extremamente machista, mantém seu posto e demonstra seu valor para todos.

Agent Carter 02

Infelizmente, mesmo com uma história boa, bons atores, ação e uma produção impecável, Agent Carter tem grandes chances de ser cancelada. E o problema disso é que a baixa audiência pode parecer aos executivos e investidores dessas grandes produções que não vale a pena ter uma mulher no papel principal. E para todas as pessoas que querem muito ver uma protagonista feminina nas produções da Marvel, o cancelamento de Agent Carter só deixa esse sonho mais longe (adeus filme da Viúva Negra).

jamesvanderbeek

Por isso, deixo aqui minha lista de 5 motivos para começar a ver Agent Carter já! E tentar ao máximo dar seu apoio a essa série.

1 – A série é um chute na bunda do sexismo (e não é nada sutil com isso).

Imagina ser a única mulher em uma agência de inteligência do governo. Ela tem que constantemente batalhar para ter seu lugar ao sol e deixa bem claro os seus ideais enquanto faz isso. Além do mais, o ambiente dos anos 40 não era nem um pouco favorável para as mulheres, por isso ela tem que lidar com muito cara fazendo comentário idiota.

Agent Carter 04

A série também passa no Teste de Bechdel e em vários outros testes importantíssimos. Mas o que esses testes importam? Bem, eles mostram mais uma vez que a série não está de brincadeira em relação a representação feminina. E, pode parecer besteira, mas por exemplo, todos os filmes do Harry Potter (com exceção  do Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1) falham no teste.

Agent Carter 01

2 – Completa o universo da Marvel.

Assim como Agents of SHIELD, que faz muitas referências ao universo Marvel e preenche informações vitais nos intervalos dos lançamentos dos filmes, Agent Carter por sua vez nos dá um olhar sobre o passado da SHIELD e os indivíduos que a moldaram. Nós vemos as consequências da morte do Capitão América para a época e como Peggy e a SSR lidam com a perda de Steve Rogers. A série também tem algumas ligações com agentes da SHIELD e traz de volta vários personagens queridos do Capitão América, como Howard Stark (Dominic Cooper), por exemplo.

No meio de tantos filmes de super-heróis cheios de super-humanos, Agents of SHIELD e Agent Carter nos permitem apreciar os meros mortais também, que nos lembram que os seus sacrifícios são tão grandes, se não mais , do que o dos nossos queridos super-heróis.

Agent Carter Agents of Shield

3 – Elenco

Agente Carter apresenta vários rostos conhecidos como:

Dominic Cooper, reprisando seu papel como Howard Stark de Capitão América

Agent Carter Dominic Cooper

Chad Michael Murray (AKA Lucas Scott de One Tree Hill)

CHAD MICHAEL MURRAY, JEFFREY DAVID ANDERSON

Lyndsy Fonseca (AKA Alex Udinov de Nikita)

LYNDSY FONSECA

Bridget Regan (AKA Kahlan Amnell de Legend of the Seeker)

Agent Carter Bridget Regan

Enver Gjokaj (AKA Victor de Dollhouse)

4 – É realmente boa!

Com  97 % de avalição positiva no Rotten Tomatoes (site para os fãs de séries e filmes que nos ajuda a avaliar como usuários a qualidade das produções), ela fica em terceiro lugar de todos os novos shows. Para colocar isso em termos mais geeks, a série bate Gotham (com 90%) , The Flash ( com 96%) , e Agents of SHIELD (com 92%) . Nada mal, né?

Agent Carter 05

5 – As amizades (principalmente as femininas)

Uma das coisas que eu acho mais refrescante sobre Agent Carter é que ela não gira em torno de romances. Sei que há muitas outras séries por ai que não utilizam isso como artificio principal, mas uma série com uma protagonista feminina é bem difícil (Sério, tente pensar em pelo menos 5 séries que não fazem isso).
Aqui, os dois relacionamentos mais importantes na vida de Peggy são os platônicos. O primeiro é com Jarvis (James D’ Arcy), seu parceiro e um dos poucos que sabe do segredo de Carter como agente dupla.

Agent Carter Jarvis

O outro, e que acredito ser o mais importante, é com Angie Martinelli (Lyndsy Fonseca). Durante os três primeiros episódios, vemos o crescimento desse relacionamento, onde Peggy a princípio está hesitante em chegar perto das pessoas, principalmente por medo dessas pessoas queridas morrerem né, Capitão América?.

A atriz que interpreta Peggy, Hayley Atwell, descreve a própria personagem como “a woman’s woman” (tradução literal: mulher de uma mulher), que seria uma pessoa que anseia por conexões do sexo feminino e não é no sentido carnal da coisa, é uma questão de irmandade mesmo, que pouco se via na época. Lyndsey Fonseca, por sua vez, disse que tem uma visão parecida para Angie, onde ela é a única “lá fora” para apoiar Peggy. O fato é que o arco central da série gira em torno de relacionamentos não-românticos, especialmente as relações entre as mulheres. E isso é algo incrível, que quase nunca vê no gênero dos quadrinhos.

Agent Carter Angie Peggy

Mesmo que a gente, aqui no Brasil, não conte como audiência para os estúdios americanos, tem uma maneira de fazer nosso tempo na frente da tela contar. É só usar o Chrome para download Hola e então você pode assistir a série no Hulu (que está de graça para os americanos). Simples assim. O Hola leva uns 10 segundos para instalar e, com isso, você pode fazer alguma diferença para a série.

Não podemos perder essa série, ela representa algo muito maior do que apenas mais uma produção da Marvel!

 

Compartilhe: