Véspera da estreia de Jogos Vorazes: Em Chamas e eu estou muito ansiosa para saber como um dos melhores filmes que eu vi recentemente vai continuar. E devo dizer, esse longa foi uma das maiores surpresas que eu já tive nos cinemas. Só fui assistir porque meu irmão estava insistindo muito e eu não tinha mais nada para fazer, porque, admito, eu tenho um pouco de preconceito com filmes que têm protagonistas adolescentes (não estou dizendo que todos são ruins, to indo por uma média). Em geral, esse preconceito é devido ao fato que muitos deles são de histórias de amor água com açúcar, sobre “problemas de primeiro mundo” ou simplesmente os atores são muito ruins. Mas Jogos Vorazes é o oposto de tudo isso, e fiquei triste em saber que tem pessoas que não deram uma chance achando que era algo estilo Crepúsculo. Só sei que eu dei uma chance, e sai de lá simplesmente amando o filme e querendo comprar todos os livros (que eu ainda não consegui ler porque minha fila está muito gigante). Mas atenção, se você espera ver uma história leve, não se engane, tem algumas cenas tão pesadas que te dão uma sensação ruim no estômago. Agora, evitando dar spoilers, darei 5 motivos pelos quais amar essa saga:

1) Uma ótima história

jogos vorazes
A base de qualquer bom filme é uma boa história para contar. E a de Jogos Vorazes é extremamente interessante. Basicamente a história é essa: houve uma grande guerra (não sei se é mundial, mas os fatos se passam no que seria o futuro dos Estados Unidos da América) e o lado “perdedor” foi dividido em 12 distritos que foram colocados sob domínio do “vencedor”. Cada um deles é responsável pela produção de matérias primas e outras coisas essenciais para a vida de seus dominantes, então é muito importante que eles continuem dominados. Para reforçar essa situação, existe um campeonato anual em que são escolhidos um homem e uma mulher de cada distrito para disputarem um jogo mortal pelas suas vidas e liberdade, que são os chamados “Hunger Games” (Jogos Vorazes), e o foco principal do filme é a sobrevivência da nossa protagonista nessa competição (Katniss). O jogo só acaba quando houver apenas 1 sobrevivente. O mais interessante é que eles deixam claro desde o começo que não basta ser o mais habilidoso, mas você também precisa ser carismático para chamar a atenção de patrocinadores que irão ajudar dando presentes que ajudem aos participantes. Claro, existe um romance de fundo, mas não é o ponto principal do filme. O foco é deixar o público ansioso a cada segundo do longa, mesmo você sabendo que ela não vai morrer (obviamente porque tem um segundo filme), você fica tenso todo o tempo. É um filme que tem um pouco de drama psicológico, ação, aventura e romance, cada um desses itens em um dose perfeita.

2) Enredo muito bem construído

kinopoisk.ru
Não basta ter uma boa história se o enredo não for bem construído. Para quem não sabe, a história é a proposta, o abstrato, já o enredo é a maneira que os fatos são apresentados, é o físico, a ação. Esse filme é relativamente longo (acho que tem umas 2 horas e meia), mas não fica cansativo em nenhum momento. Não tem aquela coisa que a gente pensa “ai, poderiam ter deixado essa cena mais dinâmica”. Jogos Vorazes não peca em excessos e te mantém ligado todo o tempo. Fora os pequenos detalhes, as pequenas informações para mostrar que mundo é aquele, mesmo parecendo louco e cruel, ele faz sentido dentro de sua realidade.

3) Protagonista forte/Jennifer Lawrence

jogos vorazes 4
Uma das coisas que eu mais gostei é como essa história quebra tabus sem parecer forçado. É muito raro uma protagonista mulher que seja realmente forte e ativa em um filme, mais raro ainda é ela ser sempre quem salva “o mocinho” e ela não ser salva por ele nenhuma vez. Aliás, um dos únicos momentos em que ela realmente correu risco de vida, ela foi salva por uma garotinha, Rue, muito, mas muito mais raro ainda de se ver em um filme. E o melhor, a força de Katniss é natural, você realmente acredita que ela é capaz de tudo o que ela faz, ao contrário de alguns filmes que colocam uma mulher como protagonista e fazem de tudo pra ela parecer fodona, parecendo extremamente forçado apenas para ~ser diferente~. Eu não li o livro e não sei se ela passa essa mesma sensação nele, mas, no filme, acredito que a maior responsável pela protagonista ser tão carismática e “realista” é Jennifer Lawrence, que fez uma adaptação incrível da personagem (e já entrou facilmente para a lista de minhas atrizes preferidas).

4) Ótimas atuações

jogos vorazes 2
Lawrence fez um ótimo trabalho, mas ninguém faz sucesso sozinho. Os outros personagens também são muito bem interpretados e não tem nenhum que você pense “nossa, que fanfarrão”. Aliás, alguns dos meus destaques vão para Rue (Amandla Stenberg), a garotinha que fica do lado de Katniss, o “mentor” Haymitch Abernathy (interpretado pelo ótimo Woody Harrelson), o “big boss” President Snow (Donald Sutherland), Stanley Tucci é um dos que fez um melhor trabalho como Caeser Flickerman, e até Lenny Kravitz conseguiu ser muito carismático no papel de Cinna. Ah sim, e para agradar as meninas, tem o mocinho do filme, Peeta Mellark (Josh Hutcherson).

5) Fotografias e figurinos perfeitos

distro 12
Jogos Vorazes tem um trabalho incrível de semiótica, como diriam os cults. Isso significa que cada detalhe do figurino e dos cenários representam algo muito importante na história. As imagens dos distritos são cinzas, tristes, sem cor, representam o povo reprimido que vive ali. Na parte “livre” do mundo, tudo é muito colorido, até demais. As pessoas se vestem com cores chamativas nos cabelos, nas roupas e até na pele. Os detalhes dos cortes de cabelo e das barbas nos homens são mesmo impressionantes. Para mim, tudo isso simboliza uma sociedade que vive fora da realidade (as vestes parecem que saíram de um sonho maluco), há uma coisa terrível acontecendo diante deles (que são os jogos vorazes e os “semi-escravos” dos distritos) e eles parecem não perceber isso, é um povo que se tornou egocêntrico ao extremo (com raras exceções). Os jogos vorazes me lembraram muito a antiga política do pão e circo de Roma.
katniss

Como vocês puderam notar, eu me tornei realmente fangirl de Jogos Vorazes. Mas esse filme vale MUITO a pena mesmo, e foi uma das melhores produções que eu vi desse gênero, não apenas recentemente, mas na minha vida toda. Se você ainda não assistiu, dê uma chance! Infelizmente não tem como fazer uma análise de todo o contexto histórico e psicológico da história sem dar spoilers, mas eu acho que são os pontos mais fascinantes e espero um dia poder falar sobre eles.

Aproveita que a continuação está para lançar e já assista o primeiro. Minha única preocupação mesmo é que o segundo consiga manter a qualidade de seu antecessor, já que as expectativas são grandes. Mas vamos ver 🙂

Compartilhe: