3 motivos pelos quais League of Legends precisa de Voice Chat!

league of legends voice chat destaque

Fizeram um vídeo zoera mostrando o porquê de não haver voice chat em League of Legends. Ficou muito engraçado e tudo o mais, mas isso me fez pensar mais seriamente pela primeira vez: “Por que não podemos nos comunicar através da voz em LoL?”. Bom, antes de mais nada, quem ainda não viu o vídeo, vale a pena ver porque é muito bom:

Mas ao contrário do que mostra a zoera que fizeram, eu acho que habilitar o Voice Chat em League of Legends teria mais pontos positivos do que negativos, que são os seguintes:

1) Inibidor de Jogadores Tóxicos (Trolls)

singed league of legendsQuando você pensa a primeiro momento, parece o contrário, parece que esta será apenas mais uma ferramenta para os jogadores tóxicos encherem ainda mais o saco de quem está ali para se divertir. Mas, pensando melhor, cheguei a conclusão que, na verdade, o Voice Chat inibiria esse tipo de atitude. A internet, normalmente, transforma “ratos em machões”. O anonimato faz com que as pessoas cresçam em cima de outras para falar a besteira que quiserem sem qualquer tipo de pudor ou medo. Ouvir a voz de quem está jogando com você traz uma “ilusão” maior de proximidade, fazendo com que o número de xingamentos sejam menores do que quando existe apenas a possibilidade de se escrever. Outra razão seria porque, acredito eu, na maior parte das vezes esses jogadores que só sabem defecar pela boca ainda são pequenos gafanhotos que não tem preocupação maior na vida do que ganhar uma partida de um jogo online. Então, se eles precisassem se comunicar pelo microfone, iam se conter nos comentários para não mostrarem que não passam de uma pirralhada que não tem mais o que fazer. Inclusive Dota 2 oferece essa possibilidade e as partidas ~por coincidência~ são mais civilizadas quando você joga com pessoas estranhas. E não acredito que o público seja diferente, não, porque em off, quando é para falar besteira em blogs, sites e fóruns, vejo uma grande quantidade de jogadores de Dota 2 tóxicos.

2) Melhor Comunicação entre o Time

league of legendsNa maior parte das vezes, eu jogo com meus amigos, aí é mais fácil porque ficamos nos falando por Skype e combinando estratégias durante o jogo. Mas, quando você vai solo, ou com apenas 1 pessoa te acompanhando, a comunicação se torna muito mais difícil. Já tentou jogar de ADC sem falar com seu suporte ou de suporte sem falar com seu ADC? É horrível, não tem harmonia, e as jogadas são muito mais furadas. Fora as vezes que você começa a escrever uma estratégia e nesse meio tempo você é gankado, ou o seu parceiro morre, e você entra em pânico tentando fazer alguma coisa a tempo, mas já é tarde demais. Por voz é tudo muito mais rápido e mais simples, e como as jogadas passam a serem mais combinadas, a chance de erros que levam a xingamentos se tornam menores também, voltando ao item 1: inibidor de trolls.

3) Cansou, é só mutar

Ok, o sistema não é infalível e inevitavelmente você vai acabar encontrando pessoas idiotas que gostam de encher o saco pelo prazer de encher o saco. Se não está rolando uma civilidade, é só colocar no modo “mudo”. Pronto, seu problema acabou.

Pontos Negativos

mulher gamerClaro, nem tudo são flores como o Sor Loras, e com o Voice Chat viriam alguns pontos negativos também. Como alguns seres do sexo masculino terem ataques hormonais quando verem que tem menina no time. Mas nem todo mundo é assim, e LoL é um jogo que possui uma grande quantidade de jogadoras mulheres e, por isso, a tendência com o tempo é que se torne uma coisa comum até chegar a um ponto em que as pessoas nem percebam mais. Outra coisa é todo mundo tentar falar ao mesmo tempo. Isso acontece, normal. Mas ainda assim a comunicação é melhor do que através de bolinhas piscantes e chat comum. Apesar de tudo isso, continuo achando que os motivos para colocar são muito maiores do que para não colocar.

Riot, queremos Voice Chat!

Season 4 tá aí, e nada ainda de ouvir falar nessa possibilidade. Mas se nos fizermos ouvir pela Riot, quem sabe eles não considerem essa possibilidade e atendam ao nosso pedido?

Quem escreve? Marina Formaglio

Jornalista, aspirante a escritora e invocadora nas horas vagas. O apelido "Feiurosa" é uma homenagem à sua alma gêmea canina, uma vira-latinha chamada Feiura, que já partiu, mas continua em seu coração <3 Contato no Facebook ou Twitter.