3 aplicativos para praticar o autoconhecimento

aplicativos-autoconhecimento-

Aproveite este novo ano para se conhecer melhor e cuidar de sua saúde mental

autoconhecimento é muito importante para a preservação da saúde mental, ainda mais nos dias de hoje em que a depressão, a ansiedade e a procrastinação reinam sobre a gente.

Além disso, alguns estudiosos dizem que a chave para a felicidade é o autoconhecimento, principalmente para aprendermos que ela não depende de ninguém, senão de nós mesmos 🙂

Por isso, aproveitando o clima de Ano Novo, separamos três aplicativos para colocarmos em prática o autoconhecimento e buscar o alívio da pressão que sofremos diariamente.

Daylio – Controle de Humor

Este aplicativo possibilita que você mantenha uma espécie de “diário” sem precisar digitar nada. Aqui, você coloca detalhes sobre o seu humor e adiciona atividades que você fez durante o dia (claro que você pode digitar algumas anotações para se lembrar de alguns pontos específicos do seu dia).

Com o tempo, você poderá acompanhar quantas vezes no mês você se sentiu bem ou mal, ansioso ou depressivo. Tudo isso é agrupado em estatísticas e em forma de calendário para nos ajudar a entender melhor nossos hábitos. Além disso, o aplicativo conta com senha para deixar tudo privado.

aplicativos-autoconhecimento-00

aplicativos-autoconhecimento-09

Confira um curto vídeo sobre as funcionalidades do app:

O aplicativo está disponível para iOS e Android. Você pode conferir mais informações no site oficial 🙂

Cíngulo: Autoconhecimento

Este aplicativo é, de longe, um dos melhores. Os criadores uniram o conhecimento clínico e científico com uma tecnologia inovadora para desenvolver o app, que conta com conteúdos, técnicas, áudios, vídeos e exercícios para que o próprio usuário possa fortalecer sua autoestima.

Inicialmente, você faz um teste de personalidade para descobrir seus pontos fortes e fracos. Após, você pode fazer sessões guiadas com técnicas, áudios e vídeos, além de registrar e aprender com suas próprias emoções.

Um ponto forte do aplicativo é o controle rápido de emoções negativas. Muitas vezes temos crises de ansiedade e/ou raiva e não sabemos como lidar com elas… então o aplicativo conta com uma aba “SOS”, para controle de ansiedade, estresse, irritabilidade, insegurança, desânimo, culpa e desatenção, emitindo ondas de tranquilidade (funcionou para mim!).

aplicativos-autoconhecimento-07

Comprei a versão premium e não me arrependi nem um pouco 🙂

O aplicativo está disponível para Android e iOS. Há várias informações e depoimentos bacanas de usuários no site oficial !

Question Diary: uma questão de autoreflexão

Passamos tanto tempo focados em outras atividades que acabamos vivendo no “piloto automático” e deixamos de refletir sobre muitas coisas, inclusive sobre nós mesmos.

A proposta deste aplicativo é fazer uma pergunta por dia, aleatoriamente, e você reflete sobre o assunto, anotando sua resposta no campo abaixo. É bem interessante, porque já houve perguntas que eu respondi de forma diferente, após alguns meses que eu tinha respondido pela primeira vez.

 

O aplicativo também contém a função de senha, para deixar suas respostas mais privadas.

aplicativos-autoconhecimento-08

Ele está disponível para Android e iOS.

Conhece algum aplicativo bacana de autoconhecimento? Compartilha com a gente nos comentários x)

Quem escreve? Mindy (Yasmim Alvarez)

Cosplayer e graduanda em Direito. Amante de World of Warcraft e Ragnarok, invencível no Super SmashBros, Batman-lover e fã de carteirinha da Princesa Zelda. Queria ser a toda-poderosa Sailor Moon (ou até mesmo a Princess Serenity) mas se contenta com a forma comum da Usagi.