O evento reunirá mulheres quadrinistas de todo o país, de 29 a 31 de julho, em Belo Horizonte

Elas estão de volta e vão chegar com tudo! Em parceria com o FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos , o 2º Encontro Internacional Lady’s Comics vai reunir na capital mineira algumas das mais talentosas, criativas e empoderadas mulheres quadrinistas brasileiras. O evento pioneiro na América Latina acontecerá entre os dias 29 e 31 de julho, no Centro de Referência da Juventude (CRJ), em Belo Horizonte. A programação está incrível, recheada de oficinas, bate-papos, painéis, além de feira e exposição. Os fãs de histórias em quadrinhos poderão conhecer e curtir o que tem sido produzido de mais bacana por mulheres dentro do universo das HQs.

2ELC_
Arte de Ana Luiza Koehler para o FIQ 2016 + Encontro Lady’s Comics

Um dos objetivos do Encontro é ajudar a empoderar essas mulheres por meio de sua profissionalização e auxiliá-las na formação crítica e criativa. Para evidenciar o trabalho realizado por elas, o 2º Encontro Internacional Lady’s Comics tem como tema “Primeira Viagem”, uma abordagem do começo de cada etapa das histórias em quadrinhos: criação, produto final e venda.

2º Encontro Internacional Lady’s Comics

No evento, diferentes gerações de artistas vão trocar ideias sobre sua inserção no mercado, vivência e criações. O Encontro vai contar com a presença de importantes quadrinistas, como Ciça Pinto e Cida Godoy, precursoras das HQs nacionais que trabalharam em épocas difíceis (como a ditadura). E também Edna Lopes, pioneira do estilo graphic novel no Brasil.

Edna Lopes
Edna Lopes

E tem mais! Além dessas artistas que ajudaram desenhar a trajetória das HQs no país, participarão do 2º Encontro Internacional Lady’s Comics mais de 30 convidadas, de diferentes regiões do Brasil. Tem profissionais do Nordeste, como Lila Cruz (revista Farpa) e Débora Santos (HQ Pombos); do Sul, como Cris Peter (Estúdio Complementares) e Giovana Medeiros (Gidrinhos e Lady’s Comics); sudeste, como Cris Eiko (Quadrinhos A2) e Raquel Gontijo (editora A Bolha); do Centro-Oeste, como Ellie Irineu (Estranhos e Risca!) e Francizca Nzenze (Kindumba da A.N.A); E do Norte, como Laura Athayde (Arquipélago).

2º Encontro - Convidada Laura Athayde

Mas como o 2º Encontro Lady’s Comics é internacional, vai ter participantes estrangeiras também! Grandes artistas, como as argentinas Sole Otero (autora do quadrinho “La Pelusa de los días”), integrante do coletivo Chicks on Comics, Mariela Acevedo (editora da revista Clítoris) e a chilena Supnem (coletivo TetasTrístes).

Oficinas!

Para os amantes de HQs, ou aqueles que já estão arriscando seus primeiros esboços ou ainda quem quer se aperfeiçoar na nona arte, o 2º Encontro Internacional Lady’s Comics vai oferecer quatro oficinas. As inscrições poderão ser feitas até dia 20 de junho no site do Encontro. Corram que as vagas são limitadas! As oficinas serão realizadas no dia 29 de julho, a partir das 9 horas.

A oficina de Roteiro vai apresentar os elementos básicos da construção de uma HQ, como criar um personagem que é textual e visual, os formatos de entrega de um roteiro para desenhistas, as narrativas de quadrinhos web e físico. A oficineira é a Ana Recalde editora do selo Pagu Comics, autora da revista Patre Primordium e da webcomic Beladona, que se tornou livro através de financiamento coletivo e ganhou o Troféu HQMix como melhor webquadrinho em 2014. Ana participou ainda de várias coletâneas como Quadrinhópole, Petisco Apresenta, Clássicos Revisitados: Monstros Noir e Feitiço da Vila.

Ana_Recalde
Ana Recalde

A oficina QUATI – Gênero e Política nas Histórias em Quadrinhos: Ensino e Pesquisa examinará as possibilidades de trabalho com quadrinhos em sala de aula dentro de dois eixos temáticos: Relações de Gênero e Ideologias Políticas. A atividade será ministrada por Natânia Nogueira, Mestre em História do Brasil pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) e sócia fundadora da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS). Natânia tem diversos textos publicados sobre a temática da mulher em HQs e sobre quadrinhos e projetos educativos.

A oficina QUATI – Criação de Personagens é dedicada para o público de 6 a 12 anos. A atividade vai análisar personagens já existentes e a produção de personagens criados pelos alunos, além de explicar o núcleo dramático, arquétipos e características físicas. A oficineira é a Rebeca Prado, ilustradora para os mercados editorial e publicitário, bacharel em Artes Visuais com Habilitação em Cinema de Animação pela UFMG e autora dos livros Baleia #1, Baleia #2, Navio Dragão e Carne.

rebeca-prado
Rebeca Prado

A oficina Primeiros Passos da Editoração para Autopublicação debaterá sobre os caminhos para editorar um livro, revista ou fanzine e os tipos de publicação, de material para publicações e procedimentos mais burocráticos na hora de imprimir um livro ou fanzine. A atividade terá uma parte teórica e uma parte prática, onde cada pessoa fará o planejamento de uma publicação. A oficineira é a Aline Cruz, que trabalha há nove anos com quadrinhos e ilustrações. Publicou seu primeiro zine em 2013, e em 2015 lançou o Projeto Quadrada, com três revistas: Ansiedade, Desnuda e Nostálgica, e acabou montando sua própria editora, a Quadrada.

A oficina Criação de Portfólio vai capacitar o participante a auto-avaliar, selecionar e apresentar seus trabalhos para o mercado. A proposta também inclui informações sobre como administrar carreira e como se portar diante as criticas e avaliações. A atividade será ministrada por Cris Peter, que trabalha há mais de 14 anos com colorização digital de histórias em quadrinhos para o mercado internacional para editoras como DC, Marvel e Image. Já coloriu títulos como Superman/Batman, Astonishing X-Men, Fantastic Four, Captain America & Namor, Hawkeye vs Deadpool. Cris também está envolvida no selo Pagu Comics como autora do título “Quimera”.

Além das oficinas, o 2º Encontro Internacional Lady’s Comics terá também debates, paineis, feira e exposição. E o melhor, tudo de graça.

Encontro Internacional Lady's Comics_programação

Um dos destaques da programação do 2º Encontro Internacional Lady’s Comics  é a exposição inédita no Brasil “Chicks on Comics”, que já passou por Berlim e Argentina. A mostra é formada por um coletivo de nove quadrinistas de língua espanhola que atuam desde 2008. Clara Lagos, Power Paola, Maartje, Sole Otero, Caro Chinaski, Anna BB, Delius, Chiquinha e Julia Homersham apresentarão 20 obras repletas de humor e criatividade.

chicks-on-comics

Quem participar do Encontro vai conhecer ainda a nova iniciativa das organizadoras Mariamma Fonseca, Samara Horta e Samanta Coan: o inédito projeto QUATI (Quadrinhos, educação, traços e imaginação). O projeto é voltado para o público infantil e educadores, por meio de oficinas de incentivo à leitura, uso da arte sequencial em sala de aula e produção de história em quadrinhos. O QUATI será lançado oficialmente no segundo semestre deste ano.Encontro Internacional Lady's Comics

O 2º Encontro Internacional Lady’s Comics é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura e tem co-realização do coletivo Lady’s Comics. O evento é gratuito, mas é necessária inscrição para as oficinas, feira e painel de experiência. Mais informações e a programação completa do Encontro já estão disponíveis no site oficial do evento. Nos vemos lá!

Compartilhe: