Nintendo: 124 anos de história!

todos os personagens da nintendo

Hoje, dia 23 de setembro, é 124o aniversário de uma das maiores empresas de game do mundo. Por isso, estamos fazendo esse post especial contando toda a trajetória da Nintendo, para todos nós que crescemos com ela (com essa idade até minha vó cresceu =P) descobrirmos um pouco mais dessa empresa que é mais do que uma empresa, ela colocou mágica em nossas vidas desde que éramos pequenos gafanhotos <3

O Nome

O nome “Nintendo” é um pouco difícil de ser explicado, mas a tradução mais aceita do japonês é “deixe a sorte para os céus”. Mas também pode ser entendido como “o paraíso abençoa o trabalho duro”, “nós fazemos tudo que podemos, o melhor que podemos, e esperamos os resultados”, “trabalhe duro, mas no final tudo estará nas mãos do paraíso”, entre outros. (Palavras japonesas são estranhas, tem 3 sílabas e podem significar quase um livro completo)

Fábrica de Baralhos (1889-1963)

Isso mesmo. A Nintendo foi fundada em 23 de setembro de 1889, por Fusajiro Yamauchi, como uma fabricante de cartões artesanais de um tipo de baralho japonês tradionalmente chamado Hanafuda. Algumas das peças tinham imagens impróprias para menores (e NSFW), mas se você quiser ver uma delas, é só clicar aqui. Ela chegou até a fazer uma parceria com a Disney, em 1956, com a iniciativa de Hiroshi Yamauchi, neto de Fusajiro Yamauchi, para imprimir os personagens em suas cartas. Ele decidiu que a empresa estava limitada demais a um escritório pequeno e foi atrás de novas expansões.

Nintendo: Mil e Uma Utilidades (1963-1974)

ultra machine nintendo
A Nintendo não é Bombril, mas já teve mil e uma utilidades. É tanta coisa bizarra que quase nem dá para acreditar! A empresa já foi: uma companhia de taxi (chamada “Diamante”), uma rede de motéis, uma rede de televisão, uma companhia de comida que vendia arroz instantâneo (um negócio tipo miojo), e várias outras coisas. Mas nada disso deu certo, como já é de se imaginar já que a maioria das pessoas nunca ouviu falar sobre isso. E o pior: nem como fabricante de baralhos a Nintendo estava indo bem, nesse período, ela quase faliu para sempre.
Em 1966, eles tentaram mudar um pouco o rumo das coisas: abriram uma fábrica de brinquedo chamada Ultra Hand que era uma espécie de extensão da empresa. Foi quando criaram os (quase) famosos Ultra Machine (foto) e Love Tester. Mas eles perceberem que para se dar bem nesse mercado não era fácil, e, apesar de alguns produtos de sucesso, eles estavam bem atrás de suas concorrentes.
Em 73, lançaram umas arminhas que davam tiro à laser que venderam relativamente bem, e esse foi o gancho para a Nintendo voltar a mudar seus rumos.

Começando a entrar no mercado de eletrônicos (1974-1983)

nintendo color tv
A primeira tacada na área de vídeo games que a Nintendo fez, foi garantir os direitos de distribuir o Magnavox Odissey. E em 1977, a Nintendo começou a produzir seu próprio hardware com o console Color TV-Game (foto). Foi nessa época que “um tal” de Shigeru Miyamoto, estudante ainda na época, foi contratado para fazer o design dos cases dos consoles.
Neste período, a empresa estava começando a entrar no mercado de Arcade Games. Mas foi com Donkey Kong, lançado em 1981, que a sorte da Nintendo mudou drasticamente. Como vocês já devem saber (e nós já falamos aqui no GG), foi nesse jogo que uma primeira versão de um “pseudo” Mario apareceu. Mas ele era apenas o homem pulador na época (Jumpman).

A Nintendo que conhecemos hoje

nintendo consoles
Após essa ~virada do destino~ que a empresa teve com o primeiro game de Donkey Kong, ela só cresceu ainda mais. Foi aí que ela se tornou a Nintendo que nós conhecemos até hoje. Foi aí que veio o Nintendo Entertaiment System, carinhosamente chamado de “Nintendinho”, depois o Famicom, o Super Nintendo, o Nintendo 64, o Game Cube, Wii, Wii U, sem falar em todos os consoles de bolso, como o GameBoy, o GB Color, GB Advanced, DS e agora o 3DS (entre muitos outros). Acho que aqui a maioria deve ter acompanhado essa evolução.

Mario: Uma história a parte

É difícil falar da Nintendo sem mencionar o seu personagem mais icônico. Mas, justamente por isso, sua história é muito extensa e cheia de curiosidades. Para saber mais, nós já fizemos o Mario como Personagem da Semana aqui no Garotas Geeks e também um post com 25 coisa que você (provavelmente) não sabia sobre o Mario (e algumas são bem bizarras O_o).

hiroshi yamauchiNota: Lembram de Hiroshi Yamauchi? O cara que eu falei que resolveu mudar os rumos e transformar a Nintendo de uma fábrica de baralhos no que é hoje? Ironicamente, dois dias antes do aniversário da Nintendo, ele veio a falecer. Mas ele já estava bem velhinho e pode partir sabendo que fez algo grande na vida =´)

Quem escreve? Marina

Jornalista, escritora e invocadora nas horas vagas.