3 passos para evitar gente inconveniente no Facebook

As Garotas Geeks ensinam 3 passos para evitar gente inconveniente no Facebook!

Existe gente que diz que estão “orkutizando” o Facebook. Mas não é nada disso, a verdade é que as pessoas ainda não sabem se comportar nas redes sociais (e na vida real também!).
Quem nunca recebeu um comentário desnecessário em uma foto do Facebook? Ou quem publicou alguma coisa em seu mural e alguém inconveniente, que nem é tão seu amigo, apareceu para comentar e meter o focinho onde não foi chamado?
Para acabar com esses problemas, decidi fazer um post de utilidade pública no Garotas Geeks: 3 passos para evitar gente inconveniente no Facebook.
Vou ensinar como usar diversas ferramentas do Facebook para melhorar seus filtros entre os amigos adicionados e acabar com os seus problemas.
Pare tudo o que estiver fazendo, preste atenção e vamo lá, bruxão:

1) Aprendendo a usar as listas do Facebook:
As listas foram a maior benção que Mark Zuckerberg nos deu até hoje com o Facebook! Mas, infelizmente, a maioria das pessoas ainda não sabe usá-las. Bem, não sabia até agora, pois a Tia Tammy vai ensinar como é que se faz!
Perceba que quando você está na home do Facebook, do lado esquerdo tem algo escrito LISTAS ou LISTS. (achou?) O Facebook meio que divide seus amigos automaticamente nessas listas, mas sua privacidade é igual para todas (por enquanto).
Agora você vai clicar em cima das LISTAS e vai aparecer um MAIS/MORE. Clique nele. Então você poderá ver todas as listas do Facebook, incluindo uma lista chamada RESTRITOS, e essa é a santa lista que vai salvar a sua vida!

Como usar as listas?

Não quer que sua mãe te veja reclamando da vida? Não quer que seu chefe veja que você bebeu todas ontem e foi trabalhar bêbado? Então você deve colocá-los na lista de RESTRITOS! Essa lista funciona assim: São amigos que podem ver apenas publicações/fotos e informações do perfil que você tornar pública. Tudo o que não for público eles não tem acesso. Simples assim.
É a chance de se livrar dos comentários da tia, da mãe, da priminha e de pessoas com quem você não quer compartilhar alguns álbuns e publicações do seu mural.
Além dessa lista pronta do Facebook (que agrega esse tipo de privacidade), você também pode criar outras listas como: Família, ex-namorados chatos, conheço-só-de-vista, conheço-só-da-net, etc.
Ah, e fique tranquilo(a): seus amigos NUNCA vão saber em que listas foram adicionados. O Facebook não divulga isso. ;)

2) Privacidade nas publicações do mural:
Esse é o momento de escolher o que você quer compartilhar com as suas listas.
Para isso, você vai optar com quais listas você quer compartilhar suas publicações, ou para quem você quer ocultar.
Por exemplo: as pessoas que você colocou na lista RESTRITOS só vão visualizar o que você tornar público. (Publicações marcadas como públicas são visíveis para qualquer pessoa do Facebook, inclusive não amigos)
Então você não precisa se preocupar em bloquear suas publicações para a lista de Restritos, pois ela já está bloqueada. (a não ser quando você marcar como pública, como eu já disse ali em cima)
Sobre as outras listas, você pode marcar para compartilhar sua informação com todas elas, ou apenas com alguma. Para isso, basta você clicar na setinha ao lado do botão Publicar, na sua home ou mural.

Escolhendo a privacidade das publicações

Nesta setinha você escolhe com qual lista quer compartilhar e para quem deseja ocultar. Por exemplo: você quer ocultar uma única publicação para um amigo específico que não está na lista de restritos? Você pode fazer isso! É só adicionar o nome da pessoa no campo de ocultar, e depois retirar o nome dela nas próximas publicações. Simples!

Privacidade personalizada

Para escolher a privacidade em álbuns de fotos é mais simples ainda! É só clicar para visualizar todos os álbuns e clicar na setinha existente no canto de cada título de álbum! Lá você escolhe com que listas quer compartilhar e se quer ocultar aquele álbum para algum amigo específico. (tipo o álbum de bebedeira para a sua mãe! LOL)

3) Limitar disponibilidade no chat:
Eis uma das funções que eu mais gosto no Facebook! *-*
Graças a ela que eu acabei com o frequente problema de pessoas com as quais eu não queria conversar aparecendo no chat pra puxar conversa.
OMG? Não quero ficar offline pra todo mundo e não consigo bloquear essa fucking maldita pessoa no chat do Facebook? E AGORA? E agora você manda um beijo pro Mark Zuckerberg e agradece.
E agora você pode ficar offline para determinadas pessoas ou ficar offline para uma lista de pessoas específica.
Por exemplo: você pode criar uma lista chamada “pessoas chatas” e ficar offline para elas no chat FOREVER! Ou simplesmente escolher a janela de uma pessoa, abrir, e escolher a opção “Ficar offline para FULANO”. PRONTO! Problema resolvido! (:

Uma maravilha, não? Dê adeus para as janelinhas inconvenientes que insistiam em pular no seu Facebook.
Você não precisa mais fingir que não estava no computador para responder! (hihi)
Se alguém teve alguma dúvida em algum dos 3 passos do post, é só perguntar nos comentários que eu terei todo o prazer em ajudar! \o/
Gente chata no Facebook? NUNCA MAIS! \o/

Quem escreve? Tammy

Jornalista com PhD em bacon, fundadora do Garotas Geeks e especialista em tecnologia. Tamirys é a encarnação humana do Snorlax, desbravadora de indie games, faz cospobre de Pikachu nas horas vagas e é a doppelgänger paulista da Luiza.


TAGS