Por que você deve deletar o seu Facebook

Por que você deve deletar seu Facebook? A gente te explica o porquê.

Praticamente 99% das pessoas que tem acesso à internet possuem um perfil em alguma rede social, principalmente nas redes sociais de relacionamentos, como o Facebook e o falecido Orkut.
Mas já parou para pensar que existem pessoas que não tem um perfil no Facebook, e mesmo assim continuam vivendo sua vidas normalmente por aí?
E nem por isso elas precisam ser necessariamente antissociais.
Quem coloca isso em discussão é o roteirista Ross Gardiner, que altualmente é professor de inglês em Seul, na Coréia do Sul, e deletou sua conta no Facebook há 5 meses e 17 dias. Ross fez um vídeo (no melhor estilo Bob Dylan) apontando suas razões para deletar sua conta no Facebook. E o professor toca em diversos assuntos importantes, como o julgamento da própria imagem nas redes sociais, a falsa sensação de popularidade que sentimos ao olhar 600 amigos no profile, e a constante necessidade de se mostrar “legal e bem sucedido” para os outros.
Ross utiliza apenas placas para passar sua mensagem no vídeo. Está tudo em inglês, mas quem tiver uma noção bem básica da língua já consegue entender.
Assista até o fim, vale a pena:

As redes sociais se tornaram o novo vício do século XXI, um vício que gera status.
Ninguém tem 800 amigos, e, possivelmente, existem pessoas que só te adicionam no Facebook para falar mal de você e fuçar sobre a sua vida.
Ross aponta questões importantes que muitas vezes não damos atenção. Chegamos em um ponto em que a vida virtual se aproxima MUITO da vida real. Você não precisa mais conversar com uma pessoa para descobrir o status civil dela, o Facebook já faz isso por você.
Você não precisa mais abordar aquela gatchénha na balada, você pode trocar uma ideia com ela pelo chat do Facebook e já amaciar a carne antes de ir pra festa.
Ser “influente” dentro das redes sociais ganhou uma posição de destaque dentro da internet. Enquanto tem várias pessoas curtindo o novo status de alguém no Facebook, existem outras que não estão nem um pouco preocupadas com isso.
Mais amigos significam mais popularidade, o que é considerado cada vez melhor para o seu perfil nas redes sociais.
Ross mostra que nós não somos assim de verdade, e não precisamos ser assim online. Claro, existem pessoas que gostam de todo o mecanismo das redes sociais, do compartilhamento, da troca de informações e de ter uma foto bonita em seu perfil. Mas também tem gente que odeia tudo isso e acha uma baita perda de tempo.
Ross quer mostrar que nós somos muito mais do que um simples perfil no Facebook. E que talvez possamos oferecer muito mais do que isso dentro da internet. (:

Quem escreve? Tammy

Jornalista com PhD em bacon, fundadora do Garotas Geeks e especialista em tecnologia. Tamirys é a encarnação humana do Snorlax, desbravadora de indie games, faz cospobre de Pikachu nas horas vagas e é a doppelgänger paulista da Luiza.