9 – Todos os livros começam em um barco e com uma cena de Aang acordando

9

Um dos pontos mais bobos dentre as curiosidades de Avatar, que parece não ter tanta importância, é na verdade um ótimo encapsulamento da série. No primeiro episódio, Sokka e Katara estão em um pequeno barco remando entre icebergs. Em pouco tempo, acabam encontrando um garoto congelado cuja prisão é destravada pela dobradura de água de Katara. A partir desse momento, o jovem Avatar acorda no barco, antes de provar ser aparentemente muito jovem para um senhor de mais de 100 anos.

O episódio de abertura de cada um dos demais livros também segue essa lógica, com um barco e Aang acordando. A segunda temporada começa no barco do Mestre Pakku e Aang acorda após o longo tempo no Estado Avatar. A terceira temporada começa em um navio da Nação do Fogo e com Aang acordando após ser atingido letalmente pelo golpe de Azula.

Todas as três aberturas de temporada parecem ter como objetivo demonstrar a paisagem do local e a natureza enquanto Aang reflete sobre sua ausência inicial. São pequenos detalhes que fazem parte de um quadro maior como uma forma de iniciar uma nova aventura.

10 – As pessoas discutem na internet se a série é um anime ou apenas um desenho animado

10

Na arte, estilos diversos podem se influenciar, levando a situações em que é difícil distingui-los claramente. Enquanto boa partes das animações é rapidamente classificada como “desenho animado”, o estilo icônico da arte japonesa tem sido classificada desde sempre como “anime”. Assim como as revistas nesse estilo são denominadas “manga”, alguns elementos estilísticos e de história tem ajudado nessa caracterização. Mas é claro que, para alguns fãs, trata-se muito mais de uma questão de estilo do que do país de origem o que torna uma obra de animação um “anime”.

E nesse sentido, não há dúvidas que Avatar possui forte influência em sua estrutura, história e estilo de arte. Isso se dá muito também pela absorção de muita iconografia chinesa e outros estilos orientais durante a série. Assim, muitos dos fãs continuam até hoje a discutir se Avatar (e Korra) são desenhos animados ou animes (apesar de ser óbvio que não são animes ¯\_(ツ)_/¯).

11 – Somente a dobradura de água não foi ensinada por um animal

11

Apesar da história de Korra oferecer uma história um pouco contraditória sobre a origem da dobradura, vários episódios de Avatar parecem ter apontado de forma clara a sua real origem. Nas artes marciais de verdade, muitos estilos são baseados na forma e movimento de animais. Avatar literalizou isso ao fazer que três dos quatro estilos de dobradura tenham sido ensinados aos humanos por aniamis.

Um episódio inteiro é dedicado ao conto das toupeiras-texugo ensinando o primeiro par de humanos a dobrar terra, enquanto Toph também teve seu primeiro contato por meio de uma. Nesse mesmo episódio, Aang afirma que foram os bisões voadores que ensinaram aos monges a dobradura de ar. Já a dobradura de fogo foi ensinada aos humanos pelos dragões, em um dos mais artesanais dos três estilos.

Já a dobradura de água, por sua vez, foi ensinada pela Lua. Apesar de ser uma força natural, isso quebra um pouco o padrão. É claro que poderia se tratar do espírito da Lua, uma carpa, mas isso nunca chegou a ser de fato afirmado.

12- O Grande e Malvado Hippo e o Pedregulho tiveram sua inspiração em Andre “The Giant” e em Dwayne “The Rock” Johnson

12

Apesar de acontecer em outra realidade, Avatar ainda assim puxou algumas influências da cultura pop para seu próprio mundo. Uma das maiores aparece na forma dos lutadores que Toph enfrentou em sua primeira aparição. Apesar de preferir comer pedras a falar, o “Grande e Malvado Hippo” é baseado no infame lutador Andre “The Giant”.

O Pedregulho, por sua vez, buscou sua inspiração no ator The Rock, e seu estilo de fala e aparência lembram bastante o original. Os criadores da série inclusive tentaram conseguir Dwayne Johnson para dublar o personagem, mas no final tiveram de se contentar com Mick “Mankind” Foley, um substituto a altura. O Pedregulho também absorveu características de alguns dos rascunhos originais de Toph, o que levou ao seu design final. Os personagens atraíram tanto a atenção que foram trazidos de volta para mais alguns episódios, ajudando Toph e o time Avatar na invasão da Nação do Fogo.

13 – O Comandante Zhao é baseado no personagem de Jason Isaac em O Patriota

13

Assim como o Pedregulho e o Grande e Malvado Hippo, outra referência a cultura pop pode ser capturada na série, mas dessa vez de uma forma bem menos óbvia. Enquanto parte da audiência de Avatar provavelmente nunca chegou a assistir o filme O Patriota (2000), os criadores da série assistiram.

Durante a criação do Almirante Zhao (posterior Comandante), eles utilizaram como base o personagem William Tavington (Jason Isaac) do filme. Durante a busca por um dublador, a diretora de elenco Maryanne Dacey inclusive recebeu a tarefa de encontrar uma voz tão ameaçadora quanto a dele. Por sorte, Isaac estava não apenas disponível como interessado, encaixando como uma luva. Isso também permitiu ao ator adicionar mais um personagem nojento ao seu currículo, ao lado de Lucius Malfoy, da série Harry Potter.

14 – Mark Hamill dublou o pai de Zuko

14

Assim como boa parte das animações, a dublagem original de Avatar atrai memórias vindas de outros shows. Se o Senhor do Fogo Ozai causava calafrios com a similaridade de sua voz com o Coringa, isso aconteceu porque Mark Hamill foi o responsável por ambas as dublagens. Após provar que era capaz de interpretar um mocinho em Star Wars (Luke Skywalker), Hamill iniciou uma longa carreira como dublador. Por conta de seu dom em ser ameaçador, normalmente ele é escalado para dublar vilões, sendo o mais famoso deles o Coringa em várias adaptações para animação de Batman.

Além de Hamill, a tenista Serena Williams dublou Ming, George Takei (Hikaru Sulu de Star Trek) dublou o carcereiro na prisão da Nação do Fogo, a cantora Tinashe dublou On Ji e Rachel Dratch (Saturday Night Live) dublou o ator de Aang na peça de teatro enquanto Derek Basco (irmão mais velho de Dante) dublou o ator de Zuko.

15 – O Lago Laogai é baseado em um campo de concentração chinês de verdade

15

Nunca ocultando a escuridão do mundo real, boa parte da temática de Avatar é composta por guerras e morte. Mas o que é mais impressionante para uma série infantil é o fato de que muitos eventos e locais históricos foram usados como base para formar as nações e governos apresentados pela série. Dessa forma, uma quantidade grande de conceitos sinistros apresentados pelo show tem como base acontecimentos reais.

O nome do Lago Laogai, por exemplo, é baseado em uma frase em chinês, sendo a abreviação das palavras Láodòng Gǎizào (cujo significado é, em tradução livre, “correção por meio do trabalho”). Não apenas esse é o slogan do sistema criminal chinês, como Laogai foi de fato o nome de um campo de concentração. Apesar de hipnose não ser parte dele, a combinação de tratamento e trabalho brutais causavam o efeito de lavagem cerebral, junto a um grande número de mortes. O nome das prisões foi modificado eventualmente nos anos 90, mas a ideia continua a mesma. Novamente, trata-se de uma referência que a maioria dos espectadores não poderia perceber, mas a dedicação dos criadores do show com questões sociais e históricas é notável.

16 – O Monge Gyatso é nomeado em homenagem ao Dalai Lama

16

Nós não tivemos a oportunidade de conhecer muitos dobradores de Ar em Avatar, com exceção do último deles. Assim, os poucos que pudemos conhecer deixaram uma impressão, mas nenhum deles capaz de superar o Monge Gyatso. O amigo mais próximo de Aang e doce professor que o ajudou em sua jornada. O seu abandono é a principal fonte de culpa e sofrimento de Aang, o que partiu o coração da audiência, uma vez que Gyatso não gostaria que Aang fosse removido do templo do ar.

Como muitos outros personagens da série, Gyatso busca inspiração em uma pessoa real, sendo seu nome uma referência a Tenzin Gyatso, o atual Dalai Lama. E como já deve ter ficado claro, ele também foi inspiração para o filho de Aang, Tenzin, que não poderia se parecer mais com Gyatso. Curiosidade extra: em certo ponto, os criadores consideraram a possibilidade de Momo ser a reencarnação de Gyatso, algo que muitos dos fãs já chegam a considerar canon.

Qual a sua curiosidade preferida de Avatar? Conta pra gente nos comentários!


via Screenrant

Páginas: 1 2

Compartilhe: