Se você gosta de arte e é fã do gênero horror, Layers of Fear precisa estar na sua lista para este Halloween!

Layers of Fear é um game de terror produzido pelo estúdio polonês Bloober Team. Ele teve um Early Acces liberado recentemente na Steam, e já conta com 3 horas jogáveis de puro horror e efeitos psicodélicos bizarros capazes de causar calafrios até nos mais céticos.

Confira o trailer!

1 – Enredo convidativo!

A insanidade em Layers of Fear começa no ateliê, quando nos deparamos com um quadro sinistro. A partir deste momento sua casa nao é mais a mesma, você nao é o mesmo, e alguém ou alguma coisa não muito longe de você nutre um ódio intenso, uma sede de sangue. O seu sangue. O conflito de Layers of Fear é acima de tudo psicológico, as distorções, os efeitos psicodélicos e os curtos trechos de fala do protagonista deixam claro que ele é uma pessoa perturbada, mas a loucura evidente não torna a ameaça menos real para o jogador, ela está ali e vai fazer mal a você se tiver oportunidade.

Os mistérios do jogo se abrem para nós à medida que exploramos a casa, encontramos mensagens em forma de artigos de jornal, cartas e anotações perdidas em armários e gavetas, esses fragmentos de notícias e reflexões são parte de um acontecimento muito maior, o trágico fim de todas as ambições de um homem e sua queda abrupta sobre leito indomável da loucura.

2015-10-16_00082

 2 – Exploração com uma mistura familiar de “medo da próxima porta”!

Depois de abrir a primeira porta, é impossível abandonar o jogo. A cada “relíquia” recuperada, maior é a vontade de descobrir a verdade por trás dos acontecimentos. Layers of Fear nos coloca em uma casa, sem nada além da própria consciência, e nos faz atravessar cada cômodo como quem atravessa um emaranhado de memórias, numa busca desesperada por reconciliação com o passado.

2015-10-10_00029

3 – É simplesmente lindo!

Todos os cômodos são bem decorados e mobiliados, livros estão em todas as partes, e você se sente impelido a abrir cada gaveta e cada porta de armário só para observar os detalhes, realmente, a equipe do Bloober Team se empenhou em fazer algo belo e funcional, que combinou com um estilo consagrado por exibir cenários grotescos e sanguinolentos! Layers of Fear foi desenvolvido na Unity Engine.

2015-10-10_00034

4 – Música sublime!

Sérião mesmo, a trilha sonora desse jogo é linda!

A música e os efeitos sonoros em geral são uma das partes mais importantes da construção do gênero horror, e no caso de Layers of Fear, ela tem um papel ainda mais importante, além de dar suporte a ambientação, com acordes melancólicos que despertam sensações como solidão e tristeza, também faz parte do background de um dos personagens, a esposa do protagonista, uma talentosa instrumentista. A música toma formas inesperadas aqui, e causa um turbilhão de emoções opostas, medo, admiração, tristeza, compaixão…

5 – Arte aqui, arte ali, arte em todo lugar!!!

Você aprecia arte em geral? Se sim, é bem provável que vai curtir Layers.

Estamos na casa de um pintor, um verdadeiro amante da beleza, um homem excêntrico, e isso fica claro desde o início do jogo. Ele possui um acervo das próprias pinturas, elas estão presentes em cada cômodo da casa, e carregam segredos, alguns dos quais não vão ficar claros a princípio, mas outras pinturas vão fazer questão de exibir sua natureza sombria para o jogador, sem o menor escrúpulo. Os quadros aqui falam  e não é Hogwarts.

2015-10-16_00062

6 – A loucura é indomável, meu caro!

Layers of Fear faz um excelente trabalho colocando o jogador na pele do protagonista. Você não pode escapar da própria loucura! Os acessos psicóticos são frequêntes e incontroláveis, de forma que sua única alternativa é aceitar, ou fechar os olhos, e esperar que o horror termine! Tudo isso abre brechas para questões, não somente a respeito da realidade dos acontecimentos, como acontece em filmes com temas psicológicos, Inception e Shutter Island, por exemplo  Leo arrasando ,  mas uma outra pergunta, quem será o verdadeiro vilão? Pois é você quem está em busca de redenção…

2015-10-11_00074

7 – Feito para jogar a meia-luz!

WTF? Como assim?

Vou explicar! Layers of Fear não é um jogo sobre medo do escuro, pelo contrário, você precisa estar de olhos bem abertos, e acredito que seja por causa da temática de artes visuais, tanto do ponto de vista do jogador, que precisa observar, quanto para favorecer a iluminação, que se bem posicionada pode causar efeitos surpreendentes! É por isso que você encontra velas e lâmpadas funcionando em boa parte dos cômodos. Pessoalmente achei estranho a primeira vista, mas gostei, e fiz o mesmo, apaguei as luzes e deixei apenas o abajur aceso, é uma boa maneira de se projetar no jogo. Então, se você morre de medo da escuridão nos jogos de terror ou tem aversão ao escuro, saiba que Layers é um pouco mais amigável neste aspecto, mas não se engane, ele vai te surpreender de outras formas…

2015-10-11_00041

8 – Não se resume a sangue e susto!

Se você joga jogos de horror e assiste a filmes do gênero, deve estar acostumado a ver bastante sangue e pular da cadeira com frequência. A verdade é que Layers of Fear tem pouquíssimo sangue, e quando aparece é representado por uma metáfora poderosa: borrões de tinta, o que diz muito a respeito da história. Quanto ao susto, o timing é excelente, e a frequência aumenta a cada fase, afinal, você está indo em direção às camadas mais profundas da sua própria insanidade…

2015-10-10_00032

9 – Detalhes e referências consistentes!

As pinturas de Layers of Fear fazem referência aos estilos de arte consagrados dos últimos séculos, e a arquitetura e decoração datam do século XIX. Além disso, a própria arte do protagonista pode servir como base a explicar sua loucura, pois alguns estudiosos especulam que diversos pintores como Van Gogh e Caravaggio, que levaram vidas turbulentas e sofreram distúrbios psicológicos, foram intoxicados pelo chumbo presente na composição de tintas a óleo.

2015-10-10_00009

10 – Não vai sair da sua cabeça!

A interação do jogador com o conjunto áudio-visual garantem que se o horror em Layers of Fear não for canalizado diretamente para os seus pesadelos mais sombrios e tenebrosos, ao menos vai ficar na sua mente por algum tempo. Uma dica? Siga as instruções do jogo, caso contrário é por sua própria conta e risco!

2015-10-11_00137

11 – Modelo a ser seguido!

Depois de finalizar o jogo 3 vezes, eu realmente desejo que outros jogos sigam o mesmo exemplo (chorando aqui as dores do Silent Hills), ainda há muito a ser explorado no terror, e é raro encontrar um enredo tão envolvente quanto o de Layers of Fears, aquele tipo de jogo que mesmo tremendo na base, você avança para abrir a próxima porta!

2015-10-10_00011

12 – Dá vontade de jogar mais!

A última sala do jogo cria uma expectativa tão grande, que você fica morrendo de vontade de continuar. A solução que eu encontrei foi jogar outra vez (mais duas vezes, aliás). A vantagem foi que acabei descobrindo mais sobre a história, encontrei mais cartas e rascunhos que me permitiram entender de vez as causas de todo aquele pesadelo vivido pelo protagonista. Mas isso agora é com vocês, e espero que tenham uma experiência tão incrivelmente aterrorizante e ao mesmo tempo agradável quanto a minha!

2015-10-11_00044

13 – Quer dizer que tem mais!

A boa notícia é que este texto deste tamanho é apenas sobre o Early Acces de Layers of Fear, o que significa que tem mais vindo ai, para a alegria da geral!! A Bloober Team tem se mostrado bastante atenta aos internautas, ouvindo críticas e sugestões com a intenção de criar um jogo único, que possa realmente surpreender os fãs. Só nos resta esperar.

A previsão de lançamento do jogo completo é para daqui a 2 ou 3 meses, sendo que o Early Acces foi liberado no final de agosto, provavelmente teremos algo no fim deste ano, ou no início do ano que vem. Layers of Fear está disponível para PC, com compatibilidade para joystick, e em breve será lançado para Xbox One.

output_qTGOWr

 

Compartilhe: