Pegue o hidromel, sente na cadeira e se prepare para uma overdose de mitologia nórdica!

A mitologia, seja nórdica, grega, egípcia, hindu, céltica ou qualquer outra, sempre gerou grande fascínio. A mitologia é o estudo dos mitos (lendas, narrativas, contos ou folclore) que são nada mais nada menos que histórias geralmente de cunho religioso cheias de simbologia envolvendo deuses, semideuses, monstros e heróis bastante utilizados pelas culturas antigas. Esses mitos também tinham como função explicar coisas que os homens não entendiam ainda, como fenômenos meteorológicos ou a criação do mundo, por exemplo. Foi através da mitologia que surgiu o arquétipo do herói. Inclusive, sugiro a leitura do O Herói de Mil Faces de Joseph Campbell. Os mitos tiveram forte influência sob a literatura, teatro, cinema, quadrinhos e, é claro, os jogos eletrônicos.

A mitologia nórdica é oriunda dos países nórdicos (não diga!) que são constituídos pela Noruega, Dinamarca, Finlândia, Suécia e Islândia. Esses países não são conhecidos apenas pelos vikings, fiordes, bacalhau, Lego e Andry Birds. Você já deve ter ouvido falar de Odin (principal deus da mitologia), Thor (deus do trovão), valquírias (donzelas escudeiras responsáveis por recolher as almas dos mortos em batalha), trolls (criatura mítica), Asgard (mundo dos deuses), Midgard (mundo dos homens), Ragnarök (fim do mundo) ou Valhalla (salão dos mortos de Odin). Os 10 jogos dessa lista possuem influência ou elementos da mitologia nórdica. Logo no final tem as menções honrosas!

The Banner Saga

banner-saga

Em The Banner Saga o sol parou e os deuses estão mortos. Apesar de ser inspirado na mitologia nórdica, nos vikings e gigantes, o jogo possui sua própria cultura e mitologia. Aqui, os guerreiros humanos não usam os famosos chifres nem veneram os famosos deuses nórdicos. TBG vai ganhar a continuação The Banner Saga 2. O jogo ainda não possui data de lançamento.
Confira o review de The Banner Saga aqui.

Smite

Smite

O MOBA Smite possui vários deuses da mitologia nórdica, grega, chinesa, hindu, romana, maia e egípcia. Mas vamos focar na nórdica. O jogo conta com a presença das divindades Thor, Fenrir, Freya, Loki, Odin, Tyr, etc.

World of Warcraft

WoW

World of Warcraft é um jogo MMORPG repleto de mitologia nórdica. Vários personagens, lugares, missões e armas são baseadas na mitologia dos países nórdicos.

Odin Sphere

Odin Sphere

Odin Sphere é o sucessor espiritual de Princess Crown. O jogo de ação e aventura conta a história da princesa Gwendolyn, filha de Odin, que precisa salvar o mundo da destruição. O game é divido em cinco contos, cada um narrado por um personagem diferente. O jogo vai ganhar uma versão remasterizada chamada Odin Sphere Leifthrasir no próximo ano para PlayStation 4, PlayStation 3 e PS Vita.

Magicka 

Magicka

Magicka é um jogo de ação e aventura cheio de bom humor e baseado na mitologia nórdica. O game se passa no mundo de Midgard cheio de trolls, goblins e outras criaturas. Magicka também possui referências a alguns nomes da mitologia.

Final Fantasy

Final-fantasy-13-odin-

A série Final Fantasy é repleto de elementos da mitologia nórdica, começando pelo summon Odin presente em vários jogos. Existem também referências a Midgar, Nibelheim, a lança Gungnir, etc. Esses elementos são bastante visíveis em Final Fantasy IV, VII, XIII, XIII-2 e Lightining Returns.

The Elder Scrolls: Skyrim

Skyrim

Skyrim é considerado um dos melhores RPGs já lançados, possui várias representações da mitologia nórdica e criaturas mitológicas como dragões, gigantes e os Draugrs. Vários nomes, fauna e locais presentes no jogo rementem aos países nórdicos e personagens da mitologia.

Age of Mythtology

Age_of_Mythology

Age of Mythtology é um jogo de estratégia cheio de mitologia grega, nórdica e egípcia. Nele é possível invocar heróis, criar um exército mitológico (valquírias, trolls, gigantes) e ainda aprender um pouco mais sobre os mitos. Quem nunca passou horas e horas jogando AoM?
Confira o review de Age of Mythology aqui.

Valkyrie Profile

valkyrieprofile 2

Valkyrie Profile é um jogo que todo fã de mitologia nórdica deve jogar. A valquíria Lenneth Valkryrie precisa resgatar as almas dos Einherjar (bravos guerreiros mortos em batalha) para levá-los a Valhalla e lutar no Ragnarök.

Valkyrie Profile 2: Silmeria

Valkyrie Profile 2 Silmeria

Valkyrie Profile 2: Silmeria é um prequel de Valkyrie Profile. Anos antes dos acontecimentos do primeiro jogo, a valquíria Silmeria, irmã mais nova de Lenneth, ocupa o corpo da princesa Alicia. Seu pai, o rei de Dipan, acha que a sua filha está louca, a aprisiona no castelo e conta para o reino que ela está morta. Hrist, a irmã mais velha das valquírias, precisa enviar a alma de Silmeria de volta ao Valhalla. Silmeria/Alicia pode invocar a alma dos Einherjar ao tocar em algum objeto que pertença ao guerreiro morto e utilizá-los em batalha.

Menções Honrosas

Princess Crown, Ragnarok, Eve Online, Tales of Symphonia, Max Payne, Rune, Too Human, Viking: Battle for Asgard, God of Thunder, Valhalla, Cavaleiros do Zodíaco: Almas dos Soldados, Jotun, Through the Woods, Draugen.

Dica!

Para quem curte mitologia nórdica ou quer aprender um pouco mais recomendo a excelente série Vikings do canal History Channel. Você pode acompanhar  as duas primeiras temporadas da história de Ragnar, Lagertha,  Rollo e Floki pela Netflix #fikdik.
Vikings

Compartilhe: