10 games que foram destaque em 2016

overwatch

Será que o seu jogo favorito está na lista?

2016 foi um ano repleto de lançamentos de jogos indies e triple As. Entre eles, estão jogos que geraram um hype muito grande, encerramento de franquias, continuações e games que demoraram anos sendo desenvolvidos. Os dez games que estão presentes na lista foram destaque na mídia, fizeram sucesso entre os fãs ou ganharam premiações (ou indicações). Se o seu jogo favorito não estiver na lista, talvez esteja nas menções honrosas.

Overwatch

overwatch

Comecemos por Overwatch! O game de shooter ganhou como Jogo do Ano, Melhor Multiplayer e Melhor Jogo de eSports no The Game Awards 2016. E a Blizzard, desenvolvedora do jogo, ganhou por Melhor Estúdio. Com personagens carismáticos e diversificados, Overwatch conquistou fãs mundo afora. Até o ator Terry Crews (Todo Mundo Odeia Chris, Brooklyn Nine-Nine) virou fã do game e gostaria de dublar um personagem. Como não amar Overwatch?

Pokémon GO

pokemon-go

Pokémon GO foi um dos lançamentos mais esperados no ano para smartphones. Quem nunca sonhou em ser treinador(a) pokémon enquanto assistia o anime ou jogava os games? O jogo criou um hype enorme na época do seu lançamento e ajudou pessoas e animais. Conseguiu fazer com que pessoas que não tinham o hábito de jogar ou praticar exercícios físicos saíssem por aí caçando pokémon. Pokémon GO ganhou os prêmios de Melhor Jogo Mobile/Portátil e Melhor Jogo para Família no The Game Awards 2016. Pokémon não conseguiu manter o hype no mesmo nível devido a demora para lançar o jogo em vários países e atualizações que mantivessem os jogadores interessados. Pokémon GO conseguiu mostrar que jogos para smartphones com realidade aumentada têm tudo para fazer sucesso.

Final Fantasy XV

final-fantasy-xv

A franquia Final Fantasy é um das mais antigas e amadas pelos fãs desde que a Square Enix era a Squaresoft. Final Fantasy XV demorou 10 anos para ser lançado, o que causou apreensão entre os fãs sobre a qualidade do jogo. FFXV conseguiu agradar a críticas e os fãs com seus belíssimos gráficos, mundo enorme com lindas paisagens e repleto de monstros para lutar, estilo de combate, trilha sonora fantástica e protagonistas carismáticos. O game conseguiu atrair novos fãs e agradar os antigos.

The Last Guardian

the-last-guardian

The Last Guardian é outro game da lista que demorou bastante tempo para ver a luz do dia. O jogo demorou 7 anos para ser desenvolvido, chegou a ser quase cancelado e adiado várias vezes deixando os fãs de The Shadow of Colossus e ICO apreensivos. A amizade entre o garoto e a criatura Trico derrete corações. Aos poucos o vínculo afetivo é criado entre os dois e o jogador. A IA utilizada para que Trico tenha vontades próprias e aprenda novas ações é incrível. O game é cheio de puzzles a serem solucionados e que necessitam da ajuda da gigante criatura. Com o visual gráfico que lembra os seus antecessores do PS2, TLG leva os fãs antigos à nostalgia e consegue atrair jogadores que nunca jogaram nenhuma das obras de Fumito Ueda.

Inside

inside

Inside é um jogo indie desenvolvido pelo estúdio Playdead (o mesmo de Limbo). Assim como o seu antecessor, Inside possui a mesma atmosfera sombria, é repleto de puzzles desafiadores e não possui diálogos ou narrador. As cores, luzes e sombras utilizadas para ambientar o game ajuda o jogador a embarcar numa aventura silenciosa, solitária e melancólica. Não é a toa que o jogo ganhou por Melhor Direção de Arte no The Game Awards 2016. Para entrar na atmosfera sombria de Inside foi utilizada uma caveira humana para fazer a trilha sonora do jogo. Inside não é apenas um jogo, mas também uma crítica social que depende apenas da interpretação de cada jogador.

Confira o 5 motivos para jogar Inside aqui.

Firewatch

firewatch

O sucesso de Firewatch foi tão grande que vai virar filme! A narrativa do jogo indie desenvolvido pelo estúdio Campo Santo conquistou fãs mundo afora ao contar a história do guarda florestal Henry sozinho numa floresta em Wyoming, nos Estados Unidos. O único contato de Henry é com a sua supervisora Delilah através de um walkie-talkie. Firewatch é um jogo de exploração, enigmas e um pouco de solidão, já que Henry está supostamente sozinho na floresta e sua única companhia é Delilah. Aos poucos o jogador conhece o passado de Henry e conhece os protagonistas. As escolhas dos diálogos e na exploração vão moldar suas interações e conversas com Delilah. O jogo possui trilha sonora e fotografia incríveis e conquista os jogadores que preferem games emocionantes e com foco na narrativa.

Confira o review de Firewatch aqui.

Uncharted 4: A Thief’s End

Uncharted-4-a-thiefs-end

Uncharted é mais um jogo na lista que vai ganhar adaptação cinematográfica. As aventuras de Nathan Drake em Uncharted 4: A Thief’s End ganhou nas categorias de Melhor Narrativa e  Melhor Performance no The Game Awards 2016. O quarto e último título da série elevou os gráficos a outro nível, investiu mais uma vez na narrativa e trouxe a boa e velha mecânica com algumas pequenas evoluções. Uncharted 4: A Thief’s End é um final apropriado para Drake, Elena, Sullivan e Sam (irmão de Nathan e novo personagem na franquia) e para os fãs que acompanham a série desde 2007.

Dark Souls III

dark-souls-3

A franquia Dark Souls elevou a dificuldade dos jogos para outro patamar (e a frustração dos jogadores também). O terceiro game fechou a trilogia com chave de ouro. O jogo continuou desafiador e agradou aos fãs da série. Dark Souls 3 é um RPG onde você pode escolher classes, morrer várias vezes, melhorar armas e equipamentos, morrer várias vezes, lutar contra inimigos poderosos e morrer várias vezes.

Super Mario Run

super-mario-runSuper Mario Run é o primeiro jogo mobile desenvolvido e lançado pela DeNa e pela Nintendo. Só lembrando que Pokémon GO foi desenvolvido e lançado pela Niantic. A Big N resolveu apostar na nostalgia dos fãs e no popular gênero de plataforma. Apesar de ter sido lançado há pouco tempo, o jogo já está fazendo bastante sucesso entre os fãs de Mario. O game foi baixado por 2,85 milhões de pessoas apenas no primeiro dia. Por enquanto, Super Mario Run está disponível apenas para o sistema iOS. O lançamento para Android ainda não possui data.

Quantum Break

quantum-break

Quantum Break reúne um elenco de atores famosos para a captura de movimento e dublagem. Shawn Ashmore (X-Men, Smallville), Dominic Monaghan (O Senhor dos Anéis, Lost) e Aidan Gillen (Game of Thrones) são alguns dos rostos que são facilmente reconhecíveis no jogo. Quantum Break é mais um game com foco na narrativa a entrar na lista. O jogo possui viagens no tempo, resolução de puzzles e escolhas que podem fazer diferença no enredo. Quantum Break também possui episódios disponíveis filmados com os atores em live action entre os atos do jogo.

Menções Honrosas

Abzû; Stardew Valley; Battlefield 1; Forza Horizon 3; Doom; Gears of War 4; Mafia III; Civilization VI; Dishonored 2; The Witness; Titanfall 2; Watch Dogs 2; That Dragon, Cancer; Hyper Light Drifter; Oxenfree; Batman: The Telltal Game Series; Ratchet & Clank; Pokémon Sun and Moon.

 

Que venha 2017 e que venham novos jogos! Conta aí qual foi o seu jogo favorito de 2016?

 

Quem escreve? Rany

Graduada em Jornalismo e Jogos Digitais e pós-graduada em Mídia Digitais. Fã incondicional de As Crônicas de Gelo e Fogo, Tolkien, Fables, Tarantino, Miyazaki, Okami, Dragon Age e Mass Effect. Divido meu tempo livre com os meus vícios em séries de tv, filmes, livros e games.