Pense bem no que vai fazer, pois você terá que lidar com todas as consequências.

Como dizia o grande físico Isaac Newton: para cada ação existe uma reação. Essa regra da física também pode ser aplicada aos games. Existem títulos que focam na narrativa de um modo que suas escolhas levarão a consequências que podem influenciar na história, em diferentes finais para o jogo e até influenciar nos demais games da série. Esse poder de escolha pode levar o jogador a moldar o caráter do protagonista e como ele é visto pelos demais personagens ou mudar completamente o rumo da história. Geralmente quem utiliza esse tipo de narrativa com múltiplas escolhas e finais são os games do gênero RPG.

O poder de escolha acrescenta, e muito, a narrativa do jogo. Em alguns games, as decisões de bem e mal são bastantes claras, e em outras não é possível saber se está se fazendo uma escolha certa ou errada, se está optando pelo bem ou pelo mal. Assim como na vida real, nem tudo é preto no branco. Abaixo estão os 10 games com narrativas surpreendentes que podem influenciar na história. E caso seu game favorito não esteja aqui, dá uma olhada nas menções honrosas no final da postagem!

Trilogia The Witcher

witcher3_en_wallpaper_the_witcher_3_wild_hunt

A trilogia do bruxo Geralt of Rivia é inspirada nos livros do escritor polonês Andrzej Sapkowski. As decisões tomadas nos jogos servem de influência para os demais. Ao importar o save para o jogo anterior, as decisões tomadas pelo jogador permanecem. The Witcher 3 possui “apenas” 36 finais diferentes!

Confira os 9 motivos para jogar The Witcher 3!

Trilogia Mass Effect

Shephards

Na pele do(a) Comandante Shepard, prepare-se para tomar decisões que farão de você um paragon ou renegade, ou seja, um modelo para a sociedade ou um renegado. Em Mass Effect, existem decisões que repercutirão durante os três jogos da série e é possível importar os saves. E agora já foi até anunciado Mass Effect: Andromeda, com lançamento previsto para 2016!

Confira os reviews sobre Mass Effect, Mass Effect 2 e Mass Effect 3.

Trilogia Dragon Age

Dragon age inquisition

Na trilogia Dragon Age, cada escolha repercute na aprovação ou desaprovação dos seus companheiros. Apesar de possuir protagonistas diferentes em cada jogo, ainda assim, suas decisões repercutem no mundo de Thedas. Para jogar Dragon Age 2, é possível importar o save do primeiro game. Já para o Inquisition é preciso fazer uma conta no site Dragon Age Keep para selecionar suas escolhas nos dois primeiros jogos para utilizá-las no terceiro.

Confira os reviews sobre Dragon Age: Origins, Dragon Age 2 e os 8 motivos para jogar Dragon Age Inquisition.

Chrono Trigger

Chrono-Trigger

O clássico Chrono Trigger completou 20 anos agora em 2015 e continua sendo um dos melhores RPG’s lançados até hoje. As escolhas do jogo possuem consequências que levam a diferentes caminhos na narrativa e finais distintos.

The Stanley Parable

The Stanley Parable

The Stanley Parable é um jogo indie com uma explicação complexa de como funciona, porém simples de jogar. “Você vai jogar como Stanley e você não vai jogar como Stanley. Você vai seguir uma história, você não vai seguir uma história. Você terá uma escolha, você não terá escolha. O jogo vai acabar, o jogo nunca vai acabar”. TSP possui um narrador que interage com Stanley, o personagem principal. Você pode obedecê-lo ou não e simplesmente escolher suas próprias ações e caminhos, que é claro leva a diferentes tipos de consequência. Os resultados são extremamente cômicos!

Confiram o review de The Stanley Parable.

Life is Strange

life-is-strange-

Em Life is Strange, Max Caufield é uma adolescente estudante de fotografia que descobre que tem o poder sobrenatural de voltar no tempo ao salvar uma garota de ser morta no banheiro feminino da escola. A partir disso, Max também começa a ter visões do futuro nas quais um furacão atinge a sua cidade. Para descobrir o que está acontecendo, Max se junta à sua amiga de infância Chloe e, aos poucos, se envolve numa rede de intrigas e segredos de estudantes e habitantes da cidade. No desenrolar da história, Max precisa escolher entre sair ou não do armário (literalmente) do quarto de Chloe para impedir que sua amiga apanhe do padrasto, denunciar ou não o aluno rico e metido da escola que faz ameaças, ajudar uma aluna que tenta se suicidar. Cada escolha será lembrada pelos personagens envolvidos. Caso não tenha gostado do resultado imediato de uma escolha, é só “rebobinar” a cena e escolher a outra opção.

Confira o review de Life is Strange.

The Wolf Among Us

The Wolf Among Us

The Wolf Among Us é inspirado na excelente HQ Fables (Fábulas) e é dividido em cinco capítulos. Na pele do Grande Lobo Mau em forma humana, o xerife Bigby, deve solucionar quem está matando as fábulas. Por seu temperamento agressivo, Bigby não é bem visto pela sociedade das fábulas e cabe a você, jogador, tentar mudar essa visão ou abraçar o lado agressivo do personagem. Terá que escolher entre espancar ou não uma fábula para conseguir informações, tomar posse ou não de dinheiro que não é seu, qual lugar deve investigar primeiro, entre outras decisões. Só lembrando que você tem pouco tempo para escolher como quer agir.

Confira o review sobre The Wolf Among Us.

Game of Thrones: A Telltale Games Series

Game_of_thrones_iron_from_ice

Para quem acompanha os livros de As Crônicas de Gelo e Fogo de George R. R. Martin e/ou a série de TV da HBO sabe quantas mortes e reviravoltas acontecem na história. Em Game of Thrones: A Telltale Games Series não é diferente e você finalmente tem o poder de decisão, mas lembre-se na guerra dos tronos ou você vence ou você morre. Para cada ação boa ou má, existe uma reação muito maior do que você possa prever. Tome cuidado com os seus inimigos e aliados durante os seis capítulos do jogo!

Confira o review de Game of Thrones: A Telltale Games Series.

The Walking Dead: A Telltale Series

The Walkingd Dead Telltale

The Walking Dead é inspirado na série de TV homônima que por sua vez é inspirada na HQ escrita por Robert Kirkman. TWD proporciona escolhas difíceis com um tempo limitado de resposta que o faz questionar se está tomando a decisão certa ou não. O game é dividido em cinco capítulos. Aquela escolha que você fez no começou ou no meio do jogo pode repercutir no seu final. Escolhas como quem você prefere salvar, ou se deve roubar um carro cheio de mantimento de comidas no meio da floresta, ou até mesmo quem deve receber a cota de comida do dia. Não é fácil sobreviver a um apocalipse zumbi! As decisões são extremamente difíceis e que refletem como os demais personagens pensam sobre você. Não há certo ou errado quando se trata de sobrevivência. O jogo é precedido de The Walking Dead: Season 2 que conta a história da sobrevivência de Clementine. E se preparem que, em breve, será lançado The Walking Dead: Michonne – A Telltale Games Mini-Series.

Confiram o review sobre The Walking Dead: A Telltale Series.

Heavy Rain

Heavy Rain

Heavy Rain é um dos games mais tensos que já tive a oportunidade de jogar. O game possui quatro protagonistas: Ethan Mars, Jayden Norman, Madison Paige e Scott Shelby. De tempos em tempos, aparecem opções de ação e resposta em que o jogador deve selecionar o mais rápido possível, senão o jogo escolherá por você. Suas escolhas fazem a diferença entre a vida e morte desses personagens e se você vai avançar ou não nas investigações sobre o Assassino do Origami. O game ainda faz você questionar o quão longe você iria para salvar alguém que você ama!

Confiram o review sobre Heavy Rain.

 

Enfim, imagina o trabalho que dá para escrever o game design e roteiro que permite ao jogador certa liberdade para decidir como quer agir ou que quer falar. Esses jogos podem ser até comparados a filmes devido a grande elaboração dos seus roteiros e seus criadores definitivamente merecem aplausos. São jogos que permitem você sentir que suas escolhas são importantes, fazem diferença para a narrativa e ajudam bastante na interação e imersão do jogo. Espero que tenham gostado da lista 😉

 Menções Honrosas

The Banner Saga, Fable, Bioshock, inFAMOUS, L.A. Noire, The Last of Us, Neverwinter Nights, Fallout, Beyond Two Souls, Star Wars: Knights of the Old Republic, Black & White.

Compartilhe: