10 dicas de romances maduros de josei e seinen

uta-koi

O romance é um dos gêneros mais populares dos animes, mas é bem comum que fãs mais adultos se entediem com o conteúdo comum de shoujo e shounen – porque mesmo que sejam bem escritos (como Nana é, por exemplo), eles geralmente são destinados para um público mais adolescente. E como seinen e josei são mais dificilmente adaptados para animação, os poucos que são lançados muitas vezes são mal reconhecidos ou pouco populares.

Pensando nisso, trazemos neste post uma lista de dez romances mais adultos pra vocês apreciarem (;

1 – Nodame CantabileNodame Cantabile

  • Episódios: 23
  • Temporadas: 3 + 4 OVAs
  • Sumário rápido: Chiaki é um pianista e violinista muito habilidoso (além de arrogante) e ele não quer nada além de poder seguir sua carreira musical na Europa como maestro, sob orientação de seu mentor e ídolo desde a infância. Há apenas um problema: ele tem um medo mortal e irracional de voar de avião. Quando Noda Megumi – outra pianista com dedos mágicos e imaginação super criativa – entra em cena, o que se segue é um conto hilário e super inspirador de duas pessoas (e seus amigos) que se esforçam para alcançar seus sonhos. Falamos mais sobre Nodame aqui <3 

2 – Hataraki ManHataraki Man

  • Episódios: 11
  • Temporadas: 1
  • Sumário rápido: Hiroko é uma mulher de 28 anos que é editora de uma revista semanal. Ela leva seu trabalho muito a sério e algumas pessoas consideram que ela tem um “interruptor de homem trabalhador” que lhe permite trabalhar no triplo da velocidade normal (pessoalmente acho isso uma grande besteira porque todas sabemos que mulheres sempre trabalham mais :p ). Apesar do sucesso de Hiroko na área profissional, ela não tem nada de muito romântico na vida – e ela bem que sairia mais cedo sim se fosse pra arranjar um encontro. Acontece que ela arranja um, mas não esperava que o moço desse encontro fosse um workaholic ainda mais fanático que ela!

3 – Eikoku Koi Monogatari EmmaEmma 2

  • Episódios: 12
  • Temporadas: 2
  • Sumário rápido: As classes sociais são fortemente desenhadas no século 19, Londres, Inglaterra. A sua posição social determina o seu lugar do mundo, basicamente. Emma é uma empregada muito esforçada, mas ela sempre se sente um fardo para todo mundo. No entanto, sua visão começa a mudar depois de conhecer William, o filho mais velho de uma família rica. A gentileza de William capta o coração de Emma, mas será que eles poderiam realmente se apaixonar e ficar juntos apesar da tradição social? Pra quem gosta de romance de época com cara de “Downton Abbey“, taí uma dica super bacana!

4 – Honey and CloverHoney and Clover II

  • Episódios: 24
  • Temporadas: 2
  • Sumário rápido: Yuuta, Takumi e Shinobu são rapazes solteiros que compartilham uma pequena e bem simples república masculina. Apesar de tudo, a república é perfeita, porque eles são tudo gente pobre de humanas sempre dividem as coisas entre si e acabam complementando tudo, podendo continuar no campus de arte da faculdade. A vida deles começa a mudar a partir do momento que eles conhecem Hagumi, uma pequena garota com quantidade assustadora de talento, e Ayumi, que logo é apelidada de Ayu. Hagumi é chamada com carinho de Hagu por Shuuji, que serve como uma espécie de guardião dela. Eles todos se tornam amigos próximos quase que instantaneamente. Enquanto isso, Ayu se apaixona por um dos meninos…
    As alegrias e as tristezas de se apaixonar, a dor de deixar ir, descobrir-se e encontrar a coragem de seguir em frente – estas são algumas das coisas que os personagens de Hachimitsu to Clover experimentam enquanto participam do teatro organizado pelo destino. A vida de um jovem adulto estudante da faculdade pode parecer divertida, mas está cheia de armadilhas difíceis de navegar. Falamos mais sobre Honey & Clover aqui <3

5 – Paradise KissParadise-Kiss

  • Episódios: 12
  • Temporadas: 1
  • Sumário rápido: Yukari Hayasaka dedicou seu último ano de ensino médio para estudar arduamente para os próximos exames de admissão da universidade. Um dia, Yukari é abordada por um punk rocker e uma senhorita elegante que desejam transformá-la em modelo para seu projeto final de moda – a marca de roupas Paradise Kiss – mas ela se nega. Porém, quanto mais ela vai conhecendo aquele grupo excêntrico de designers, mais ela adora a maneira como eles seguem seus sonhos. Então tudo na vida dela começa a mudar de rumo, principalmente quando ela se descobre apaixonada por George, o dono da ParaKiss.

6 – Natsuyuki Rendezvousnatsuyuki-rendezvous1

  • Episódios: 11
  • Temporadas: 1
  • Sumário rápido: Ryousuke Hazuki está apaixonado pela dona de uma floricultura, chamada Rokka Shimao. Querendo se aproximar dela, Ryousuke decide começar um emprego de meio período na loja. Mas há um problema: Atsushi Shimao, o fantasma do falecido marido de Rokka, fará qualquer coisa para impedi-lo de chegar perto de Rokka. Então, os três enfrentam uma situação complicada entre uma mulher que não consegue deixar o passado para trás, um fantasma que teme ser esquecido e um homem que não pode confessar seu amor. Falamos mais sobre Natsuyuki aqui!

7 – Kuzu no HonkaiKuzu no Honkai2

  • Episódios: 12
  • Temporadas: 1
  • Sumário rápido: O anime foi um dos maiores sucessos da temporada de inverno desse ano e sempre divide opiniões entre pessoas que adoram e odeiam o enredo – que conta sobre como Hanabi e Mugi parecem ser o casal perfeito, tirando o fato de que eles estão escondendo em um segredo bem obscuro: ambos amam outras pessoas que estão além do alcance deles. Hanabi ama Narumi desde que ela era criança e estava entusiasmada ao saber que ele seria seu professor no ensino médio. Mas as coisas começam a ficar complicadas depois que Hanabi descobre que Narumi e Akane, a professora de música, têm um potencial relacionamento em surgimento. Já Mugi ama Akane, desde que ela foi sua tutora na escola secundária. Muito difícil de acompanhar? Olhe o gráfico (eita belezura profissa ein gzuz):
    Calma que aparece mais gente ainda

    Calma que aparece mais gente ainda

    Agora, Mugi e Hanabi entram em um relacionamento falso como forma de satisfazer sua luxúria, imaginando seus amores platônicos no lugar. O problema é que essa atitude (nada saudável, obviamente) se transforma lentamente em uma luta sombria e manipuladora para evitar a solidão.

8 – Ristorante Paradisoristorante paradiso

  • Episódios: 11
  • Temporadas: 1
  • Sumário rápido: Quando Nicoletta era mais jovem, sua mãe, Olga, a abandonou para se casar novamente em Roma. Quinze anos depois, Nicoletta localizou Olga em um restaurante chamado Casetta dell’Orso –  e no momento em que ela entra no restaurante, tudo muda. Lá ela descobre um lugar bem peculiar e encantador, composto por cavalheiros que usam óculos e, assim como sua clientela, são pessoas que sempre a deixam impotente contra seus sábios sorrisos e suas vozes calorosas. Antes que Nicoletta perceba, seus planos de vingança começam a desaparecer e ela é varrida no doce romance da vida cotidiana da Itália.

9 – Chouyaku Hyakuninisshu: Uta Koi.uta koi

  • Episódios: 13
  • Temporadas: 1
  • Sumário rápido: O anime é um relato modernizado da Ogura Hyakunin Isshu, que é uma antologia de 100 poemas românticos de 100 poetas do período Heian (794 a 1185). É um anime rico (inclusive culturalmente falando), com muitos personagens super carismáticos, romances acalorados e sempre uma pontinha de drama. Quem gosta dos cem poemas, de romances históricos ou de saber mais sobre a história/cultura do Japão mesmo, vai curtir bastante!

10 – Kuragehimekuragehime-

  • Episódios: 11
  • Temporadas: 1 + 4 OVAs
  • Sumário rápido: Desde que sua falecida mãe a levou a um aquário quando era bem novinha, Tsukimi Kurashita ficou obcecada com as águas-vivas, comparando seus tentáculos com um vestido branco de princesa. Na atualidade, morando com outras cinco mulheres otakus desempregadas, Tsukimi, de 19 anos, passa seus dias como uma pessoa totalmente anti-social, sonhando em poder se tornar ilustradora. No entanto, sua vida muda para sempre quando certo dia uma garota muito bonita inesperadamente a ajuda a salvar uma água-viva em perigo num pet-shop. A partir de então, a estranha, confiante e elegante garota – e o oposto completo de Tsukimi e suas companheiros de quarto – começa a visitar regularmente o prédio das meninas. Embora aparentemente superficial no início, a garota abriga alguns segredos, a começar que ela não seria “de fato” uma garota, mas um estudante universitário rico chamado Kuranosuke Koibuchi! Falamos mais sobre Kuragehime aqui!

Esperamos que vocês tenham gostado da lista <3 Como sempre, sugestões de outros animes do gênero são bem vindas nos comentários!

Post adaptado do Goboiano.

Quem escreve? Liao

Débora é musicista, pesquisadora e otaku (não fedida, prometo). 1/3 gamer, 100% sonserina. A alcunha de Liao veio de um site aleatório de geração de nomes japoneses (Liao é chinês, mas tudo bem).